Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019
Manaus

Eleição para definir novos conselheiros tutelares acontece neste domingo (22), em Manaus

Após um primeiro pleito marcado por problemas e suspensão, a nova eleição acontece de forma tranquila em todos os 143 locais de votação espalhados pela capital amazonense, apesar de coordenadores notarem queda no número de eleitores em algumas zonas



1.jpg Eleição para conselheiros tutelares acontecem por toda Manaus, sem problemas ou contratempos
22/11/2015 às 11:59

Diferentemente do primeiro pleito, a nova eleição para os cargos de conselheiros tutelares, que iniciou às 8h deste domingo (22), em Manaus, ocorre tranquilamente nos 143 locais de votação espalhados pela capital. A votação segue até as 17h e todas as pessoas em situação regular com a Justiça Eleitoral poderão comparecer as urnas.

Uma das coordenadoras da eleição no Colégio Estadual Sólon de Lucena, na Zona Centro-Sul, Ivelisse Noronha, revelou que o pleito ocorre sem contratempos, e a diferença deste para o anterior é que poucos eleitores. estão comparecendo

"Na eleição passada os eleitores chegavam, mas não encontravam seus nomes na lista. Dessa vez, o nome consta na lista, mas o número de pessoas que estão vindo votar diminuiu", comentou. 




A situação é diferente na Escola Estadual Eldah Bitton Telles da Rocha, na Zona Oeste. Os eleitores estão vindo em peso para votar, formando enorme fila. Mas o pleito segue tranquilo no local.

"Fomos considerados o 'bicho de sete cabeças' por conta dos grandes problemas ocorridos na eleição anterior, mas nessa estamos dando exemplo de pleito tranquilo", disse o coordenador Ivan Palheta.

Ao todo, 166 candidatos concorrem a 45 vagas de conselheiros tutelares e a 45 de suplentes, os quais serão distribuídos entre as Zonas Centro-Oeste, Centro-Sul, Leste I, Leste II, Norte, Oeste, Sul I, Sul II e Rural (esta último engloba as comunidades localizadas no rio Amazonas, rio Negro, BR-174 e AM-010).



A apuração acontecerá na próxima segunda-feira (23) e o resultado oficial deverá ser divulgado após a conclusão de todos os trâmites, que envolvem análise de recursos e denúncias. A posse dos novos conselheiros tutelares acontece em janeiro do próximo ano.

A eleição para o Conselho Tutelar não é obrigatória, mesmo assim, o aposentado Lázaro dos Santos Wanderlei, 74, compareceu a uma escola na Zona Centro-Sul para exercer sua cidadania. "Hoje em dia vemos tantas situação que envolvem abuso de crianças que é cada vez mais importante ver de que forma podemos agir para protegê-las. E essa é uma das formas, votando nos conselheiros, que tem por obrigação atuar na defesa e proteção das crianças", destacou.

Denúncias

O MPE-AM informou que até o momento houve algumas poucas denúncias de boca de urna, mas tudo está sob controle. De acordo com os promotores que estão fiscalizando a eleição, está tudo muito organizado e tranquilo. Eles acreditam que o envolvimento de mais funcionários municipais no pleito refletiu no processo, considerado mais organizado.

A apuração dos votos acontecerá nessa segunda-feira (23), às 16h, na arena Amadeu Teixeira, Zona Centro-Sul da capital.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.