ÔNIBUS

Eleitores em Manaus enfrentam longa espera por ônibus no segundo turno das eleições

Com o serviço de transporte público gratuito, passageiros chegaram a esperar em torno de uma hora para conseguir chegar aos locais de votação

Cecília Siqueira
28/10/2018 às 14:48.
Atualizado em 11/03/2022 às 19:16

(Foto: Cecília Siqueira)

Eleitores que utilizam do transporte coletivo em Manaus relataram longas esperas nas paradas de ônibus e nos Terminais de Integração 3 e 4 na manhã deste domingo (28), segundo turno das eleições, quando o serviço é gratuito. Assim como ocorreu no primeiro turno do pleito, passageiros chegaram a esperar em torno de uma hora para conseguir chegar aos locais de votação.

De acordo o superintendente Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), coronel Franclides, a empresa de ônibus Global Green está com 98% da frota na rua. Segundo ele, os ônibus que estão retidos na garagem são veículos que estão quebrados ou em manutenção.

A estudante Jaqueline Freitas dos Santos, 20, estava no T4 aguardando o ônibus da linha 442 desde 8h. Ela que vota na Escola Estadual Dom Milton Corrêa, situada na Cidade Nova 1, Zona Norte. Ela conta que saiu mais cedo de casa para poder aproveitar o dia. “Achei que ia ser mais tranquilo, porém estou esperando mais de uma hora para ainda ir votar. Eu moro no bairro João Paulo e foi tranquilo sair de lá. A espera maior é no Terminal. Normalmente essa linha já demora em torno de 40 minutos, hoje não seria diferente", diz a estudante.

À espera do ônibus que o levaria para o bairro Cidade de Deus, na Zona Norte, Renato Braga, 52, afirma que conseguiu chegar cedo para exercer O direito ao voto na Escola Estadual Guedes, no Tancredo Neves, também na Zona Norte. “Consegui votar cedo, mas estou preso aqui no Terminal 4 esperando o ônibus para voltar para casa. Já tem mais de meia hora que estou aqui”, afirmou.

Fiscais da SMTU estavam nos terminais coletando informações dos usuários e controlando os horários das linhas. Segundo o superintendente da SMTU, coronel Franclides Ribeiro, um total de 1250 ônibus atendem a demanda da população neste domingo de segundo turno.

“Detectamos demanda e grande fluxo de pessoas indo para a Ponta Negra. Então estamos controlando os horários de partida e chegada nos terminais. A previsão hoje é carga máxima. Prioridade para o operador votar e depois pegar seu turno, por isso adiantamos alguns turnos para não ter descontinuidade no serviço", informou.

Terminal 3 da Cidade Nova

No Terminal 3 a movimentação também era intensa. Apesar disso, o técnico em refrigeração Manoel Ferreira, 52, conta que não esperou muito durante o deslocamento entre o bairro Petrópolis, na Zona Sul, e o terminal de integração que fica no bairro Cidade Nova, Zona Norte.

“Vou votar no Monte das Oliveiras e estou esperando o 446 ou 029 há dez minutos. Vim de Petrópolis, mas estava tudo tranquilo. Apesar de estar lotado, quando os ônibus passam, ficam vazios os pontos”, contou.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por