Quinta-feira, 02 de Julho de 2020
levantamento

Em 2019, 854 crianças de mães venezuelanas nasceram no AM

Dados foram apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) durante ciclo de palestras realizado no Abrigo Moacyr Alves



palestras_A2F0C677-1C9A-4D26-8F09-D2F3A28A56CD.jpg Foto: Euzivaldo Queiroz
06/02/2020 às 11:38

No ano passado, 854 crianças de mães venezuelanas nasceram no Amazonas, de acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). A alta procura dessa população por atendimento nas maternidades e as condições de saúde das pacientes – muitas chegam debilitadas e desnutridas nos postos e hospitais – exigem capacitação dos profissionais de saúde.

Esse é o objetivo dos ciclos de palestras sobre acolhimento aos refugiados promovido pela Susam em parceria com entidades da Organização das Nações Unidas  (ONU), que teve início hoje (6) na abrigo Moacyr Alves, e segue até o mês de abril, no auditório do Abrigo Moacyr Alves, bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus.



"A questão do pré-natal é muito complicada. Muitas venezuelanas não fazem o exame, e estamos trabalhando também no aleitamento materno", afirmou a psicóloga do Núcleo de Projetos Estratégicos - Apoio à Saúde da Criança e da Mulher, Katherine Benevides.

O órgão, voltado a serviços de média e alta complexidade, atua em conjunto com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Secretaria Municipal de Administração (Semad) na formação par atendimento humanizado a mulheres e crianças venezuelanas.

“Vamos juntar e saberes e conhecimento para garantir o desenvolvimento dessa população”, disse Juliana Serra, assistente sênior de proteção da Agência de (ACNUR), vinculada à ONU, cuja tarefa é fornecer orientações sobre o registro de documentos e acesso à saúde. A programação do ciclo abrange todas as maternidades do Estado e a Policlínica Gilberto Mestrinho, no Centro.

News d amorim 845c88c9 db97 48fa b585 f1c0cb967022
Repórter de Cidades
Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de A Crítica, já atuou em uma variedade de assessorias de imprensa e jornais, com ênfase na cobertura de Cidades e Cultura.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.