Cultura

Em comemoração aos 125 anos, Teatro Amazonas recebe Circuito de Exposições

As mostras estão em cartaz no patrimônio histórico, na Casa das Artes e no Palácio da Justiça

Portal A Crítica
22/12/2021 às 15:42.
Atualizado em 08/03/2022 às 19:10

(Foto: Michael Dantas )

No mês em que o Teatro Amazonas celebra 125 anos, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa elaborou um circuito de exposições que está em cartaz no patrimônio histórico, na Casa das Artes e no Centro Cultural Palácio da Justiça. Segundo a organização, a programação busca enaltecer a cultura e a arte amazonense. 

No Salão Verde do Teatro Amazonas está a linha do tempo e painéis informativos sobre a construção do patrimônio histórico, numa retrospectiva com curadoria de Jandr Reis. 

Entre os destaques da mostra tem plantas de construção, tecidos e objetos, considerados relíquias, além do breve histórico dos artistas responsáveis pela parte externa e interna do equipamento cultural, como Crispim do Amaral, Domenico De Angelis e Enrico Quattrini. 

O Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, é aberto para visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. As visitas podem ser agendadas no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). 

Crianças até 10 anos, pessoas com deficiência e pessoas nascidas no Amazonas, mediante comprovação da naturalidade, têm entrada gratuita. Os demais visitantes pagam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, militares e acompanhantes de pessoas com deficiência, mediante a apresentação de documentos. 

Corpos Artísticos – A Casa das Artes, no Largo de São Sebastião, conta com a exposição “Versos 125 Anos – Corpos Artísticos no Teatro Amazonas”, que traz registros feitos por Michael Dantas, fotógrafo oficial da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Na sala 1, a mostra exibe imagens sobre os sete grupos do Estado e as apresentações no patrimônio histórico, além de textos que explicam a criação de cada Corpo Artístico. 

A Casa das Artes funciona de terça a domingo, das 15h às 20h, com entrada gratuita. Não é necessário agendamento prévio. 

Cúpulas – No Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro) está a exposição coletiva “Cúpulas – Teatro Amazonas 125 anos”, composta por produções de 38 artistas plásticos que, por meio de diversas técnicas, trazem suas concepções representando nuances inspiradas no principal elemento da arquitetura do Teatro Amazonas. 

O escritor, dramaturgo e artista visual Sergio Cardoso assina a seleção de obras, assim como a proposta feita aos artistas, que produziram, em sua maioria, pinturas e imagens inéditas. 

Entre os artistas estão Afrânio Santos (BAKV), Alziney Pereira e Kemerson Freitas (Curumiz), Buy Chaves, Cristóvão Coutinho, Cinthia Louzada, Eliane Mezari, Eli Bacelar, Eliberto Barroncas, Francimar Barbosa, Gisele Riker, Fernando Jr., Homero Amazonas, Hebe Sol, Jair Jacqmont, Jandr Reis, Khetllen Costa, Levi Gama, Marcos de Paula, Mário de Paula, Marius Bell, Micael Santos, Monik Ventilari, Nelson Falcão, Noleto, Olvídia Dias, Otoni Mesquita, Priscila Pinto, Rakel Caminha, Rubens Belém, Samantha Karlia, Sebastião Alves, Sebastiaan Klink, Sergio Andrade, Selma Carvalho, Stephanie Belém, Suzana Pires e Zeca Nazaré. 

A mostra fica aberta para visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e deve ser agendada no Portal da Cultura. 

Protocolos – Nos espaços são exigidas a apresentação da carteira de vacinação, uso de máscara, medição da temperatura e distanciamento entre pessoas de 1,5 metro. 

Os equipamentos passam pelo processo de sanitização e tem totens de álcool em gel em pontos estratégicos. As equipes também são treinadas para garantir o cumprimento dos protocolos de segurança e evitar qualquer tipo de aglomeração. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por