Terça-feira, 23 de Julho de 2019
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Em iniciativa pioneira, coach inaugura em Manaus 'escola de emoções'

Espaço, que inaugura hoje (11), será voltado ao bem-estar emocional, espiritual, mental e físico de jovens, adultos e idosos



emocoes_41DEBA8C-6F61-4518-9FE7-EB2C72D9F997.JPG Claudia Pinheiro atua como coach emocional há quatro anos. Foto: Jair Araújo
11/06/2019 às 07:12

A definição mais certeira de “inteligência emocional” é a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos, os dos outros e de saber manejar as próprias emoções. Essencial para manter boas interações interpessoais nos diversos ambientes sociais, seja na escola, na empresa ou na família. Na esteira desse tema, a especialista em gestão de pessoas, liderança e gestão organizacional Claudia Pinheiro inaugura hoje a “Escola das Emoções”, no Adrianópolis, Zona Sul de Manaus, com a proposta de ser um espaço voltado para o bem-estar emocional, espiritual, mental e físico de jovens, adultos e idosos.

“Quando você percebe o que está sentindo de fato, você tem como escolher o melhor comportamento para aquela hora. Ou seja, aprende a não reagir pelo impulso. Uma pessoa com ‘inteligência emocional’ bem desenvolvida é mais desacelerada, mais presente no aqui e agora, e se relaciona de forma mais transparente com as pessoas ao redor”, explicou Claudia, que atua como coach emocional há quatro anos.

Um dos grandes benefícios da inteligência emocional é a autoconfiança para lidar com as dificuldades do cotidiano. “Nunca se falou tanto sobre as emoções como nos últimos tempos, principalmente após a eclosão de casos de depressão, ansiedade e outras doenças mentais causadas pelas dificuldades em lidar com as emoções”, disse ela. Claudia Pinheiro reforça que mais do que conhecer as próprias emoções, um bom programa de inteligência emocional traz consciência emocional e desenvolve o poder pessoal de cada um.

A “Escola das Emoções”, coordenada por ela, abrirá cinco turmas, com quatro vagas cada. Ao todo serão 13 sessões, uma vez por semana, com duração de 1h30.  A taxa do curso custa R$ 2.972, que podem ser parcelados em até 10 vezes. As aulas iniciarão em meados de julho.

"Nesse espaço faremos um ‘coach’ em grupo de quatro pessoas. Nós trabalharemos a autopercepção. Em cada sessão será abordado um tema, e no processo a pessoa vai entendendo por que tem certas atitudes em algumas situações (o que está por trás desse comportamento). Nas sessões, trabalharemos também a reprogramação emocional com um momento de relaxamento para ajudar os alunos a melhorarem os hábitos", explicou.

A escola está localizada na rua Salvador, 440, sala 412, Edifício Soberane. Mais informações podem ser adquiridas pelo site www.claudiapinheiro.com.br ou pelos telefones (92) 9 9463-5952 ou (92) 9 9463-5953.

Complementar

Claudia explica que um programa de inteligência emocional não substitui a terapia psicológica. O programa está mais para um “complemento” ou reforço. “O coah emocional não é terapia. Ele pode te impulsionar a obter mais resultado na área que você está trabalhando”.

Mesmo assim, estudar as emoções é considerado essencial para a compreensão do comportamento e funcionamento dos seres humanos em praticamente todos os ramos da psicologia. "As ferramentas essenciais e básicas para alguém gerenciar as emoções consistem na capacidade de autocrítica e desenvolvimento da resiliência, encontrando na própria história de vida razões para persistir em experiências dolorosas", explicou o psicólogo Alexandre Cavalcante.

Segundo Cavalcante, em caso de adoecimento psicológico, como depressão aguda e crises de ansiedade, sempre é louvável buscar atendimento psicológico. "A reorganização interna não tem passe de mágica. A mesma experiência que alguém escreveu em um livro não é uma receita. Por mais semelhantes que algumas pessoas sejam, reside em cada ser uma história de vida única e autêntica que também precisa encontrar de forma particular maneiras de ressignificar momentos difíceis", encerrou.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno de Cidades - Jornal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.