Terça-feira, 20 de Agosto de 2019
VIOLÊNCIA

Pessoas próximas das vítimas cometem 79,1% dos estupros de vulnerável, diz SSP

Mais de 240 estupros contra crianças e adolescentes foram registrados em Manaus no ano passado. SSP aponta conhecidos, padrastos e pais como principais agressores



foto.JPG Polícia afirma que as denúncias podem ser feitas na Depca (Foto: Jander Robson)
08/03/2018 às 21:44

Do total de 243 estupros de vulnerável registrados no ano passado, em Manaus, em 79,1% das ocorrências os agressores faziam parte do convívio social das vítimas. Em 11,1% dos casos era o padrasto; em 7,4%, o pai; em 6,5%, o vizinho; em 4,9%, o tio; e em 49,7% outro conhecido próximo da família. Apenas em 20,9% os agressores não foram identificados ou eram desconhecidos, conforme os dados do Sistema de Integrado de Segurança pública (Sisp). 

Este ano, dados consolidados de janeiro, enviados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), apontam que houve 19 casos de estupro cujas vítimas eram criança ou adolescentes. Destes, seis foram praticados por pessoas não identificadas, os demais por padrasto, pai, tio, avô, madrasta e primo.  


Projeto “João & Maria” vai levar palestras às escolas para combater a violência. Foto: Aguilar Abecassis/Secom

A estatística confirma o que a delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), disse sobre o perfil do abusador/autor desses atos. “São pessoas próximas que detém a confiança, respeito e consideração da família da vítima”, afirmou, destacando que as denúncias podem ser feitas diretamente a Depca, localizada na rua Seis, conjunto Vista Bela, no bairro Planalto, Zona Centro-Oeste.

Para a dona de casa Rosilene Carneiro, 49, não importa quem seja o agressor, tem que denunciar o caso, assim como fez, no mês passado, a advogada Luciana Pires, que levou ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM) o caso do desembargador aposentado Rafael de Araújo Romano que teria abusado sexualmente da filha dela (e neta dele), que atualmente tem 15 anos. “Independente do cargo, a pessoa comete um crime e isso não deve ficar impune”, afirmou. 

Combate à violência

Nessa quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o governador Amazonino Mendes lançou um projeto para combater a violência contra a criança, o adolescente, a mulher e o idoso. Denominado “João & Maria”, o projeto vai percorrer mais de 200 escolas públicas em todas as zonas de Manaus para conscientizar a população sobre o combate à violência contra parcelas vulneráveis da população.

Mendes ressaltou a participação dos palestrantes (formados por delegadas, policiais militares e bombeiros) como fundamental no processo de conscientização contra a violência familiar. “Faço votos que cada palestrante seja consciente que está prestando um serviço valiosíssimo. Vocês são como médicos diante de doentes. Oxalá que vocês consigam, palestrando para as famílias, curar essa doença social, essa cultura, esse comportamento equivocado”, afirmou o governador.

Palestras ministradas por mulheres

De acordo com o vice-governador e secretário estadual de  Segurança Pública, Bosco Saraiva, o projeto “João & Maria” se estenderá até o mês de abril em toda a capital  para chamar a atenção das famílias no combate à violência contra criança, adolescente, mulher e idoso. Para ele, a segurança é um dever de todos.

“Os números são assustadores, uma cultura na nossa terra. Esse ciclo de palestra ataca diretamente a causa dos problemas da violência nesses quatro campos”, destacou o vice-governador. A programação será desenvolvida por cerca de 90 policiais civis, militares e bombeiros, todas mulheres, que vão orientar a população em geral, em 225 escolas, sobre a realidade vivenciada pelo público alvo.

João & Maria

O conteúdo das atividades do projeto “João & Maria” abrangerá o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Lei Maria da Penha e o Estatuto do Idoso, permitindo ampliar o conhecimento da população sobre as leis que asseguram direitos a crianças, adolescentes, idosos e mulheres.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.