Terça-feira, 18 de Maio de 2021
DOAÇÃO DE LIVROS

Em Manaus, antiquário faz campanha para doar mais de 300 livros do curso de Direito

Campanha ‘Lugar de Livro não é no Lixo, Doe!”, surgiu após donos do Império Sebo e Antiquário terem visto grande quantidade de livros sendo descartados, mesmo em perfeito estado



sebo_6807AF6A-8F9E-4A31-9EA6-37EE37F03186.JPG A coproprietária Myrella Guimarães contou sobre como surgiu a ideia de mudar o destino de livros do lixo para a casa de quem precisa. Foto: Gilson Mello
16/04/2021 às 14:14

O livro é a ferramenta mais importante da na vida do ser humano. É por meio da leitura que adquirimos conhecimento sobre o mundo. E visando incentivar a prática de leitura, o Império - Sebo e Antiquário lançou na última quarta-feira (14) a campanha "Lugar de Livro não é no Lixo, doe!", com o objetivo de doar mais de 300 livros voltados ao curso de Direito.

Segundo a coproprietária do espaço, Myrella Guimarães, o principal fator que motivou o lançamento desta campanha surgiu após ela ver uma enorme quantidade de livros, principalmente de Direito, sendo descartados e jogados ao lixo. Muitos livros, segundo Myrella, estão em perfeito estado.



"Os motivos são vários: porém o principal é a quantidade de livros que recolhemos no lixo. Isso me assusta e ao mesmo tempo me deixa muito preocupada, então resolvi criar a campanha 'Lugar livro não é no lixo, doe!' Com essa campanha centenas de pessoas aderiram a ideia e hoje diariamente as pessoas trazem ou ligam para irmos buscar os livros, diversos, não só os de Direito. Não é a primeira vez que postamos no Instagram as doações, já fizemos isto antes", contou a empresária.


Livros que iriam para o lixo agora podem ter nova utilização após doações. Foto: Gilson Mello

Além de doações de livros, o antiquário já realizou diversas outras campanhas solidárias com o objetivo de atender pessoas de baixa renda, levando alimentação e roupas. Assim como mostras de filmes à população que não tem poder aquisitivo para ir ao cinema.

"Sim, sempre doamos livros, é uma campanha antiga. Além desta campanha temos outras de cunho pessoal levando roupas e alimentos as pessoas carentes da capital e do interior. Tivemos também o Projeto Cinema Itinerante onde levávamos filmes as pessoas de regiões próximas a Manaus", destacou Guimarães

O acervo

Com 15 anos de existência, o Império - Sebo e Antiquário surgiu do acervo pessoal de Myrella e seu marido após colecionar vários itens durante suas viagens Brasil afora. Com o grande acervo, resolveram abrir um espaço para compartilhar com o mundo.

"O antiquário já tem 15 anos de existência, nasceu a partir da nossa coleção pessoal minha e o do meu marido acumulado ao longo dos anos durante viagens pelo Brasil, Europa e Estados Unidos. O nosso acervo pessoal sempre foi bem variado: rádios, discos, moedas, cédulas, postais, entre muitas outras coisas. Com isso, resolvemos abrir um espaço para vender estes itens, muitas vezes, raros. O nome Império é porque somos simpatizantes do Imperialismo", descreveu Guimarães.


Sebo existe há uma década e meia. Foto: Gilson Mello

Segundo Myrella, são milhares de itens que chega até difícil numerar. O acervo conta com mais de 150 mil LP's, mais de 20 mil livros, mais de 15 mil CD's. Gramofones, rádios, dentre outros itens.

Como adquirir

Para os interessados em qualquer um dos itens da estante de livros de Direito a aquisição é gratuita. Os demais itens como outros livros, CD's, por exemplo, os preços estão no perfil do instagram do antiquário [https://www.instagram.com/_imperioantiquario/]. Vale ressaltar que nem todos os itens estão publicados na rede social do Império. Myrella ressalta que a loja é aberta para todos que tiverem interesse em adquirir qualquer item. O Império - Sebo e Antiquário fica localizado na rua Luiz Antony, bairro Aparecida, próximo ao Centro de Manaus.

"Podem vir até a loja, conhecer, tomar um café, uma água, bater um bom papo e comprar. Trabalhamos com cartões de crédito, débito, Pix, transferências. Nossos horários são de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados funcionamos das 9h as 14h”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.