Publicidade
Manaus
Manaus

Em Manaus, casos de dengue caem 89,8% em relação ao ano passado, aponta Semsa

Número de casos confirmados de janeiro a setembro do ano passado foi de 13.061 contra 1.338 neste ano. Semsa garante continuar combate ao mosquito 14/10/2014 às 17:15
Show 1
Agentes de saúde visitam imóveis e orientam moradores durante ação
ACRITICA.COM Manaus (AM)

De janeiro a setembro deste ano, o número de casos de dengue em Manaus reduziu 89,8% em relação ao mesmo período de 2013, apontou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O órgão ainda informou que pretende continuar em alerta mesmo com a diminuição no número de casos.

De acordo com a Semsa, enquanto o número de casos confirmados de janeiro a setembro do ano passado foi de 13.061, este ano foram 1.338 registros. Os dados são do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa.

O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, explica que o órgão continua em alerta para o combate à dengue. “É um trabalho contínuo que envolve todos os serviços de saúde, desde o atendimento rotineiro nas Unidades Básicas até a aplicação do ‘fumacê’ e o trabalho de educação em saúde realizado pelas equipes da Estratégia Saúde da Família e pelos agentes de endemias”.

A prefeitura também mantém as ações da estratégia 10 Minutos Contra a Dengue, na qual os agentes de saúde visitam os imóveis e orientam os moradores sobre a aplicação de um check-list em casa, conferindo os possíveis locais de proliferação dos criadouros dos mosquitos.

LIRAa

A rede municipal também está preparando a realização do terceiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2014, que vai acontecer no período de 3 a 12 de novembro. Durante o LIRAa, profissionais da Semsa vistoriam imóveis selecionados por amostragem, identificando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, verificando o grau de infestação do mosquito transmissor da dengue e eliminando os criadouros encontrados.

Publicidade
Publicidade