Publicidade
Manaus
MEIO AMBIENTE

Em Manaus, Dia da Árvore é celebrado com plantio de 300 mudas na Zona Norte

Espécies frutíferas e florestais foram plantadas no Conjunto Águas Claras durante a manhã desta sexta-feira (21) 21/09/2018 às 16:57
Show arvores d737872e d692 4b20 88f5 0ca99fde7516
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

O Dia Nacional da Árvore foi comemorado pela Prefeitura de Manaus, na manhã desta sexta-feira (21), com o plantio de 300 mudas de espécies frutíferas e florestais na área verde do Conjunto Águas Claras, na Zona Norte. O espaço protegido estava degradado e vulnerável à ação de invasores.

A ação atendeu a uma reivindicação dos moradores do conjunto, que participaram da atividade, junto com os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Com esse plantio, sobe para 27.905 o número de novas árvores plantadas em toda a cidade, desde a implantação do Projeto Arboriza Manaus, em 2016.

Além do plantio de árvores, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, ressaltou o trabalho de paisagismo que vem sendo implantado e já soma 41 mil mudas ornamentais utilizadas em canteiros centrais, praças e rotatórias com jardins, de janeiro até agora com o Projeto Ornamenta Manaus. “Batemos metas ousadas, plantamos árvores que vão emplacar e trazer sombra e conforto térmico para a cidade. Agora estamos plantando mudas que vão embelezar nossos canteiros centrais e rotatórias, a exemplo da Efigênio Sales, Loris Corodovil, Ponta Negra, entre outras”, afirmou.

A ação no conjunto contou também com a distribuição de mudas aos moradores, dentro do Projeto Pedágio Ambiental, da Semmas. Em comemoração à Semana da Árvore, o projeto contou com três dias de edições consecutivas, fazendo a distribuição de 1,8 mil mudas frutíferas, ornamentais e medicinais em diferentes pontos da cidade. Paralelamente, a Divisão de Educação Ambiental da Semmas realizou o trabalho de sensibilização no combate às queimadas, distribuindo material informativo sobre a campanha.

A moradora Raimunda Farias falou em nome do conjunto. “Nossa área verde estava sendo utilizada apenas para o descarte de lixo. Precisamos de sombra e o primeiro passo é o plantio de mudas. Essa ação só somou em beneficio ao meio ambiente e às futuras gerações”, afirmou Raimunda. A área verde tem no total 3.150 metros quadrados.

Publicidade
Publicidade