Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
CAMPANHA

Em Manaus, fila de carros leva idosos para vacinação 'drive-thru' contra gripe

Formada ainda nas primeiras horas desta manhã de sexta-feira (27), no Shopping Phelipe Daou, a fila indica que a campanha contra Influenza decolou na capital



PHOTO-2020-03-27-11-14-43_3799AB7E-A5B9-430C-8F34-33F2353F0427.jpg Foto: Euzivaldo Queiroz
27/03/2020 às 11:23

Formada ainda nas primeiras horas desta manhã de sexta-feira (27), no Shopping Phelipe Daou, na Zona Norte de Manaus, uma fila gigante de carros com idosos de várias idades indicava que a campanha de vacinação contra a gripe em Manaus decolou. Iniciada pela secretaria municipal de saúde (Semsa) na última segunda-feira (23), mais de 14 mil idosos já se vacinaram na capital.

A vacinação acontece em todos os Distritos de Saúde (Disas), e foi criado um cadastro para idosos, que não devem sair de casa no período de quarentena contra a covid-19, para que os técnicos em saúde apliquem o medicamento em casa.

Leia mais >>> Mais de 14 mil idosos já receberam vacina contra Influenza em Manaus



De acordo com a secretaria, a meta da capanha é vacinar mais de 100 mil pessoas com idade acima de 60 anos. A prefeitura não deixou claro a quantidade de vacinas que serão disponibilizadas neste período, também não informou se as pessoas que se cadastrarem para receber atendimento em casa poderão adiantar realizando o processo em um posto de vacinação, como o shopping Phelipe Daou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da secretaria municipal de saúde e aguarda as respostas.

Em casa

Até a manhã dessa quarta-feira (25), a prefeitura afirmou ter recebido um total de 90.243 cadastros de idosos para a vacinação, todos dentro do critério de idade. Deste total, 29,5% informaram a matrícula do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o que, de acordo com o executivo municipal, vai facilitar o georreferenciamento e 91% informaram o e-mail e podem ser notificados desta e de outras ações.

A partir desse cadastro, serão criadas rotas com base nos endereços informados, considerando a proximidade das casas. A divulgação das áreas será feita, diariamente, por meio das redes sociais da Semsa. Nessa modalidade, a vacinação deve começar na próxima semana.

Leia mais >>>

No caso de condomínios, as equipes da Semsa também farão contato com síndicos ou administradores, para alinhar data para a vacinação dos moradores acima de 60 anos de idade.
 

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.