Quarta-feira, 15 de Julho de 2020
SAÚDE

Em Manaus, Hospital Francisca Mendes recebe R$ 1 milhão em equipamentos

Entre os equipamentos está um novo ecocardiograma, ventiladores pulmonares monitores multiparamétricos



FOTO_T_cio_Melo-Secom__1___1__2A2012CF-3900-4A16-BA05-1A22C11A6542.jpeg Foto: Tácio Melo / Secom
27/12/2019 às 07:36

O Hospital Universitário Francisca Mendes realizou a compra de 146 itens, entre equipamentos e acessórios hospitalares, para o centro cirúrgico e para reativar leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Entre os equipamentos está um novo ecocardiograma, ventiladores pulmonares monitores multiparamétricos, e outros produtos que somam investimento de mais de R$ 1 milhão.

Os equipamentos foram adquiridos semana passada, pela Susam, como parte da reestruturação do hospital que passa pela melhoria da capacidade instalada e, consequentemente, o aumento da oferta de procedimento para reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam por cirurgia. A Unidade é referência em cardiologia no Estado e também para a Região Norte.

Na última semana (16 a 20/12), 34 procedimentos cardiológicos foram realizados na hemodinâmica e no centro cirúrgico. Na manhã desta quinta-feira (26/12), foram feitos seis procedimentos na hemodinâmica, além de duas cirurgias de coração, sendo uma adulta e uma infantil.

Para esta sexta-feira (27), estão programados 10 cateterismos e angiografias, além de outras duas cirurgias cardíacas no Francisca Mendes, que mantém três salas cirúrgicas funcionando e estoque abastecido com medicamentos e insumos necessários à realização dos procedimentos.

Ecocardiograma

A Susam aguarda a chegada de um novo ecocardiograma comprado na semana passada para ampliar a oferta do exame no Francisca Mendes. Nesta quinta-feira, cinco pacientes internados realizaram ecocardiograma no hospital para acompanhamento médico e, como mais um equipamento, a oferta será ampliada.

“As duas máquinas de hemodinâmica estão em pleno funcionando e nós compramos mais insumos e equipamentos para realização de procedimentos cirúrgicos, inclusive o ecocardiograma. Todos já adquiridos - aguardando apenas a entrega por parte pelo fornecedor”, explicou a secretária executiva de Atenção Especializada da Capital (SEA-Capital), Dayana Mejia de Sousa, em visita à unidade nesta quinta-feira para acompanhar o andamento do planejamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Novos equipamentos - Serão nove ventiladores pulmonares, seis monitores multiparametro, oito sensores de SPO2 neonatais, 26 conjuntos de circuito completo infantil de traqueia do ventilador mecânico pediátrico, entre outros itens para procedimentos cardíacos complexos. Com isso, a Susam pretende colocar, de imediato, mais uma sala cirúrgica em funcionamento e mais seis leitos de UTI pós-cirúrgica. Mais um carrinho anestésico foi destacado para a unidade na última sexta-feira.

Cirurgias em São Paulo - Uma análise do perfil clínico dos pacientes está sendo realizada pela equipe médica do Hospital Francisca Mendes para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em cirúrgica cardíaca, na cidade de São Paulo.

Uma parceria foi feita entre a Susam e o Hospital da Criança de São José do Rio Preto e a Fundação Children's HeartLink para realização de cirurgias cardíacas de pacientes do Amazonas.

A Susam ainda planeja a abertura de um novo chamamento público para oferecer mais procedimentos em parceria com a iniciativa privada.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.