Domingo, 19 de Maio de 2019
FUTURAS MAMÃES

Em Manaus, laboratório ajuda mulheres a realizar o sonho da gravidez

Referência em exames hormonais na região Norte, CPDE entrega resultados de testes para tratamento de fertilidade em 48 horas



exame_5E3C4405-15BC-42E9-89FA-DC6421E0B806.JPG
Foto: Junio Matos
12/05/2019 às 07:00

Comemorado no mundo todo em dias que variam de país para país, o Dia das Mães (no Brasil, 12 de maio) representa um momento especial tanto para todas as famílias. Para quem quer realizar o sonho de ser maternidade e ter um motivo a mais para celebrar a data, o Centro de Pesquisas e Diagnósticos Especializado (CPDE) pode ser um grande parceiro nessa jornada.

Consolidado no ramo de análises clínicas laboratoriais, o CPDE conta com equipamentos importados dos Estados Unidos e da Europa para disponibilizar, em Manaus, técnicas inovadoras como a ‘quimioluminescência’, que aumenta a precisão e a agilidade de exames hormonais capazes de ajudar a identificar os melhores meios de potencializar a gravidez das mulheres.

Conforme o farmacêutico bioquímico João Gustavo Avelino, existem exames que toda mulher que pretende ser mãe deve realizar. “Exames hormonais são essenciais para identificar possíveis alterações no ciclo menstrual da mulher, além de identificar se o funcionamento de hormônios como a progesterona e o estrogênio estão em níveis aceitáveis, além do FSH e LH, que são produzidos nos ovários”, explicou.

Ninguém gosta de ter que esperar muito para que os resultados de exames laboratoriais possam ser entregues pelas clínicas. No CPDE, um diferencial é a agilidade proporcionada pela estrutura das clínicas do grupo, equipadas com máquinas utilizadas por hospitais de referência nacional, como o Albert Einstein, o que é fundamental para o início rápido do tratamento de fertilidade das mulheres.

“Por termos equipamentos de última geração nas nossas unidades, não precisamos enviar os exames para laboratórios fora do Amazonas. Isso faz com que o tempo entre a realização dos exames e o recebimento dos resultados seja de no máximo 48 horas no CPDE”, pontuou João Avelino.


Equipamentos utilizados pelo CPDE são os mesmos utilizados por hospitais de referência nacional. Foto: Junio Matos

Preventivo

Os equipamentos do CPDE também possibilitam a realização de exames que identificam possíveis problemas no corpo da mulher. O principal deles é o diagnóstico do câncer de colo do útero, doença que no Amazonas mata mais do que o câncer de mama. O Estado tem a maior incidência desse tipo de câncer no Brasil, segundo números da Agência Nacional de Saúde (ANS).

As clínicas do CPDE possuem como método de exame a ‘citologia em meio líquido’, técnica que aumenta a sensibilidade, a especificidade e a precisão do exame Papanicolau, responsável por detectar os primeiros sinais de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou demais doenças sexualmente transmissíveis que acometem os órgãos genitais femininos.  

“Diferente do método tradicional de coleta em lâmina, a coleta do material é feita em uma solução que serve para armazenar o material e que conserva as células da região vaginal. Esse método não deixa que o material colhido seja perdido por ressecamento. A paciente não precisa ter o incômodo de ter de fazer novas coletas”, explicou a bioquímica citologista Andrea Shimizu.

Resultados

A disponibilização dos resultados é feita tanto presencial como digitalmente, por meio de disponibilização no site do CPDE, após a paciente realizar um cadastro e ter uma senha disponibilizada para acesso. “Os exames possuem assinatura digital, possibilitando que a paciente não precise se deslocar até o laboratório para recebê-los”, explica João Avelino.

News pedro01 9f97d6e2 e058 4e63 8ce7 e934cf255a3d
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.