Sexta-feira, 23 de Julho de 2021
RIO DIGITAL

Em Manaus, meteorologista cria aplicativo que acompanha nível do rio Negro

Aplicativo Web criado por Willy Hagi permite acompanhar de forma digital o ritmo de subida e descida do rio Negro, de forma interativa e gratuita



show_Sem_titulo_FC78148A-BE78-490C-B03F-05EA4995F367.jpg Foto: Gilson Mello
24/06/2021 às 18:08

Com o objetivo de mostrar o ritmo da subida dos rios de forma gráfica e interativa, o meteorologista e consultor da empresa Meteonorte, Willy Hagi, criou um aplicativo web que possibilita à população entender melhor a evolução do fenômeno, desde o início do ano até a sua condição atual, voltado especificamente para o rio Negro.

De acordo com o meteorologista, a ideia surgiu a partir do acompanhamento diário que ele faz, assim como muitos cidadãos, da cota do Rio Negro, informação esta que é disponibilizada pelo Porto de Manaus. Nesse acompanhamento diário, ele percebeu que as medições eram disponibilizadas somente em formato de tabela. Com isso, surgiu a ideia de mostrar a evolução do fenômeno de forma mais interativa.



“Quando essas informações são colocadas de maneira gráfica e interativa, fica muito mais fácil para a população ver e entender o comportamento do Rio e dessa cheia histórica que estamos vivendo”, explicou o meteorologista, ao acrescentar que, com o aplicativo é possível visualizar de forma simples e rápida o ritmo da subida do rio.

O meteorologista destaca que, o aplicativo busca complementar as informações que o Porto de Manaus já disponibiliza gratuitamente e com muito afinco. “A série histórica da cota do Rio Negro desde 1902 é um tesouro inestimável de Manaus e precisamos entendê-la cada vez mais”, explicou Willy.


App também acompanha a variação do rio em cm.

Hagi ressalta ainda que, apesar de a cheia de 2021 ter sido a maior já registrada em mais de um século de monitoramento, é muito provável que eventos extremos desse tipo se repitam com mais frequência e intensidade. 

“Muitos estudos já mostram que há uma intensificação do Ciclo Hidrológico da Amazônia desde 1990, então, o Estado vai precisar cada vez mais buscar ações para mitigar esses impactos relacionados ao clima”, explicou. 

O aplicativo web está disponível na plataforma HeroKu e pode ser acessado através do link https://cotadorionegro.herokuapp.com/.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.