Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Manaus

Em Manaus, Omar firma contrato para construção de novo hospital

Parceria Público-Privada viabilizará a construção de uma unidade hospitalar, na Zona Norte de Manaus, onde hoje funciona a Exposição Agropecuária



1.gif Contrato de PPP do hospital, assinado pelo governador, tem duração de 20 anos
30/04/2013 às 09:09

O governador Omar Aziz (PSD) assinou nesta segunda-feira (29) o termo de contrato para a construção do hospital Muhammad Amin Ismail Abdel Aziz, que funcionará na Zona Norte. A nova unidade hospitalar é a primeira experiência de Parceria Público-Privada (PPP) do Governo do Estado.

A unidade será construída na avenida Deputado Raimundo Vital Mendonça, na Colônia Terra Nova, no terreno da Feira de Exposição Agropecuária (Expoagro). “Será um hospital de alta complexidade que vai aumentar em 10% o número de leitos em relação ao que é ofertado hoje pela Susam e com serviços de pronto-socorro, UTI, centro cirúrgico. Uma média de 12 mil cirurgias serão realizadas por ano, o que significa uma média 40 cirurgias por dia em Manaus”, disse o secretário Alecrim.

O pronto-socorro deverá entrar em funcionamento nos próximos 11 meses, enquanto a unidade hospitalar tem prazo de 21 meses para começar a operar. A área total do hospital será de pouco mais de 33 mil metros quadrados, maior que o hospital e pronto-socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul, que tem 15 mil metros quadrados de área. De acordo com o secretário estadual de Saúde, será uma unidade hospitalar moderna como Albert Einstein e Sírio Libanês, na cidade de São Paulo.

A unidade contará com 12 consultórios ambulatoriais, sete consultórios de pronto-socorro e 11 salas cirúrgicas. Atenderá as especialidades de traumato-ortopedia, clínica médica, neurocirurgia, oftalmologia, odontologa e otorrinolaringologia. A meta será realizar 126 mil consultas.

O hospital da Zona Norte receberá um investimento de R$ 391 milhões provenientes do consórcio composto pelas empresas SH Engenharia, responsável pela obra física, a Magi Clean Serviços, especializada em gestão de serviços e a Abengoa Holding Brasil, fornecedora de equipamentos.

Responsáveis

Também assinaram o Termo de Contrato representantes do consórcio Zona Norte Engenharia, Manutenção e Gestão de Serviço S.A., vencedor da licitação realizada pelo Governo do Estado, o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, e o secretário de Estado de Planejamento, Airton Ângelo Claudino. As obras do novo hospital estão previstas para iniciar no próximo dia 11 de maio.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.