Publicidade
Manaus
Manaus

Em Manaus, turbina de 200 toneladas é instalada na nova Usina Termelétrica Mauá 3

O maquinário tem capacidade de gerar 187 MW de energia e, junto com outras duas turbinas e três geradores, irão compor a nova usina que deve ficar pronta até o final de 2015 20/10/2013 às 20:30
Show 1
Foi necessário um contingente de 30 pessoas para fazer o transporte da turbina com mais de 200 toneladas
acritica.com* Manaus

Foi concluída neste domingo (20) a operação de transporte e alocação da primeira turbina que irá compor a nova Usina Termelétrica (UTE) Mauá 3, que pertence à Eletrobras Amazonas Energia e está em fase de construção no bairro Mauzinho, Zona Sul de Manaus. O equipamento é o primeiro do total de três turbinas e três geradores.

O tempo de deslocamento, que estava previsto inicialmente para quatro horas, foi realizado em apenas duas. A ação contou com a escolta das polícias Rodoviária Federal (PRF) e Militar (PM), técnicos da operadora de telefonia fixa, além de profissionais da Eletrobras Amazonas Energia e da construtora Andrade Gutierrez, executora da obra.

Foi necessário um contingente de aproximadamente 30 pessoas para fazer o transporte da turbina com mais de 200 toneladas. O equipamento estava armazenado em um canteiro de apoio localizado na BR 319.

O comboio percorreu o trecho de sete quilômetros saindo da BR 319, passando pela Avenida Abiurana e chegando até a Avenida Solimões, no Mauazinho, onde está sendo construída a nova usina.

O trecho mais complexo da operação de deslocamento da turbina foi na rotatória entre as Avenidas Abiurana e Solimões (Bola da Gilette), no Distrito Industrial, onde foi necessário fazer a remoção de um pórtico de sinalização e da rede de telefonia fixa. A rede elétrica de alta tensão também precisou ser desligada no momento da operação. Não foi registrada qualquer ocorrência de congestionamento já que a operação correu nas primeiras horas da manhã do domingo.

Capacidade

A turbina tem capacidade de gerar 187 MW de energia e, junto com outras duas turbinas e três geradores, irão compor a nova usina a operar a gás e vapor. A obra conta com a previsão de entrada em operação da primeira fase no segundo semestre de 2014 e deve ficar pronta até o final de 2015. Quando concluída, a UTE Mauá 3 terá capacidade instalada de 583 MW de geração de energia elétrica produzidos a partir do gás natural e vapor. É a única usina nesse modelo na região norte.

Junto com a linha de transmissão Tucuruí-Macapá-Manaus, mais outras usinas a gás e a hidrelétrica de Balbina, o novo empreendimento será capaz de atender à cidade de Manaus e ainda exportar energia para o restante do país por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN). 

*Com informações da assessoria de imprensa da Eletrobras Amazonas Energia

Publicidade
Publicidade