Publicidade
Manaus
Trânsito

Dados da DERFV apontam que entre 15 e 20 veículos são roubados e furtados por dia

DERFV e Detran-AM apresentaram nessa quarta-feira (28) uma nova ferramenta para o combate desse tipo de crime na capital amazonense 29/09/2016 às 07:05
Show detran
Parceria resulta na divulgação dos dados de veículos roubados e furtados nos 14 painéis eletrônicos luminosos que o Detran-AM tem espalhados pela cidade (Foto: Evandro Seixas)
Silane Souza Manaus (AM)

Em média, entre 15 e 20 veículos são roubados e furtados por dia em Manaus. A maioria é usado para a prática de assalto. Os dados são da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) que apresentou, na última quarta-feira (28), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), uma nova ferramenta para o combate desse tipo de crime na capital amazonense.

Trata-se de uma parceria que resulta na divulgação dos dados de veículos roubados e furtados nos 14 painéis eletrônicos luminosos que o Detran-AM tem espalhados pela cidade. De acordo com o delegado titular da DERFV, Péricles Nascimento, a medida, além de encurtar o tempo que a polícia leva para registrar a restrição relacionada ao roubo e furto, também aproxima a população dos órgãos de segurança pública.

“Antes, até colocar a restrição de roubo e furto do veículo para os outros órgãos poder consultar decorria um tempo de aproximadamente duas horas. Agora, no momento que a vítima chegar a DERFV para registrar a ocorrência, o investigador pega todas as informações básicas, transmite para o sistema e imediatamente o aviso do roubo e furto estará aparecendo nos painéis do Detran-AM”, explicou Nascimento.

Ele ressaltou que junto com o aviso também será divulgado o número do Disque Denúncia da DERFV: 99347-2700, que funcionará 24h e é WhasApp. “Nós vamos contar com o apoio da população que poderá, ao encontrar ou visualizar nas proximidades o veículo roubado e furtado, cujas informações estão nos painéis do Detran-AM, nos contatar para informar sua localização”, destacou.

Conforme o delegado, logo após o crime, o indivíduo que rouba e furta o veículo trafega normalmente pelas vias públicas sem nenhuma preocupação, pois sabe que ele ainda não está com restrição. Mas com a nova ferramenta esse aviso estará em poucos minutos visível a todos nos painéis eletrônicos luminosos. “Com a ajuda da população nós podemos localizar o veículo com os autores do crime logo após o ocorrido”.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, o órgão tem 14 painéis eletrônicos luminosos em toda a cidade, sendo que três deles são fixos, os demais são itinerantes. “Os painéis fixos ficam nas entradas e saídas da cidade: barreira da Torquato Tapajós, Ponte Rio Negro e Porto da Ceasa, os outros ficam em pontos estratégicos que agora serão definidos conforme estudo da DERFV”, afirmou.

Número

60% dos veículos roubados e furtados são recuperados, de acordo com o delegado titular da DERFV, Péricles Nascimento. A população pode denunciar a localização de um veículo roubado ou furtado através do número: 99347-2700, Disque Denúncia linha direta com a DERFV, que fica localizada na avenida Nilton Lins, bairro Flores, Zona Centro-Sul.

Frase

“Vamos inibir drasticamente o roubo e furto de veículos porque o bandido ao cometer esse crime sabe que em segundos o aviso sobre o roubo e furto estará em toda a cidade, inclusive nas saídas e nos órgãos de segurança”. Leonel Feitoza – diretor-presidente do Detran-AM

Roubos e furtos

Esses tipos de delitos têm três vertentes, conforme Péricles Nascimento. Os veículos podem ser desmanchados para a venda das peças, levados para municípios do interior do Amazonas ou para outros Estados e também após o roubo ou furto utilizados para auxiliar em outros crimes, o que ocorre com mais frequência.

 

Publicidade
Publicidade