Publicidade
Manaus
Manaus

Em quatro dias, usuários e especialistas vão debater o uso das ‘bikes’ em Manaus

No encerramento do fórum no sábado, haverá sorteio de bicicletas Soul Cycle e distribuição de kits para os 150 primeiros inscritos 26/08/2015 às 20:16
Show 1
“Não há como se negar a presença cada vez mais comum de usuários da bicicleta em meio ao trânsito, diz Paulo Aguiar.
Isabele Valois ---

O 4º Fórum de Bicicletas em Manaus começa hoje com  o tema  os “Novos Rumos da Bicicleta no Cenário Urbano - os avanços e desafios como alternativa de transporte nas cidades”. O evento  é promovido pelo movimento Pedala Manaus e a abertura acontece no Parque dos Bilhares, localizado na Djalma Batista, Zona Centro-Sul, e terá a participação do Prefeito de Manaus, Arthur  Neto (PSDB) e deputados estaduais.

Para este ano, o fórum terá a participação do fundador da Organização Não Governamental (ONG) Transporte Ativo do Rio de Janeiro, José Lobo; o consultor em políticas de mobilidade urbana e coordenador de implantação das ciclofaixas de São Paulo, Daniel Guth; o gestor ambiental responsável pelo Bike Anjo de Minas e integrante da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Guilherme Tampieri; e o Coordenador de Comunicação e Ciclomobilidade na Federação Paranaense de Ciclismo, Alexandre Nascimento.

“Mais que um fórum de debates, o evento pretende pensar a cidade sob o ponto de vista não só dos usuários das bicicletas, mas também da sociedade em geral, do meio acadêmico, da iniciativa privada e o poder público, avançando nas mudanças que já estão acontecendo, pois, não há mais como se negar a presença cada vez mais comum de usuários da bicicleta em meio ao trânsito, mesmo que em condições adversas no que diz respeito à infraestrutura e conscientização dos demais usuários das vias”, explicou um dos coordenadores do Pedala Manaus, Paulo Aguiar.

Para o primeiro dia do fórum, além da presença de Arthur Neto, os deputados estaduais Platiny Soares e Luiz Castro confirmaram presença. O filme “Manaus de Bike” será exibido na programação e para animar o evento haverá show musical com  artistas amazonenses.

Amanhã, a programação está agendada para ocorrer no espaço Les Artistes Café Teatro, localizado na avenida Sete de Setembro, Centro, próximo ao Paço Municipal, em uma roda de conversa sobre o tema “Iniciativas sociais que transformam as cidades”.

Para esta roda de conversa está confirmada a participação da vereadora Therezinha Ruiz, a socióloga Lúcia Puga, o convidado Alexandre Nascimento, do Ir e Vir de Bike de Curitiba, além de Celso Sakuraba do Ciclovida de Fortaleza.

No sábado, a programação do fórum acontece durante todo o dia no auditório João Bosco, da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), localizado na rua Recife, Parque Dez, Zona Centro-Sul.

A programação inicia às 8h com painéis temáticos formado pelo ex-deputado estadual Marcelo Ramos, o presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Bibiano Garcia, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização no Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins, o doutor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Mobilidade Urbana, Geraldo Alves.

Mais atividades

Ainda pela manhã de sábado, haverá o painel “As Iniciativas da sociedade que favoreçam o uso da bicicleta em Manaus”, onde será apresentado o projeto  “Implantação de bicicletários em faculdades” pelas universitárias do curso de Engenharia da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Daniele Braz e Luana Demosthenes; a Conscientização de motoristas de ônibus pelo técnico de planejamento da empresa Eucatur, Alba Alencar; a Mobilidade Ativa: Alternativa para uma Manaus viva dos universitários do curdo de arquitetura do Centro Universitário do Norte (Uninorte), Eric Rebouças e Anderson de Medeiros;  e o Incentivo ao uso de bicicleta como modal de transporte, apresentado pelo gerente do Go Inn hotel, Arilson Freitas.

No início da tarde, o fórum terá o painel “Os coletivos e suas ações em prol da bicicleta como meio de transporte”, com os participantes e convidados José  Lobo, Guilherme Tampieri, Daniel Guth e Paulo Aguiar, do movimento Pedala Manaus.

O último painel terá o tema “A importância das políticas públicas em prol da ciclomobilidade”, com a presença de Arthur Neto, a diretora de Planejamento Cicloviário da Prefeitura de São Paulo, Suzana Nogueira, o deputado federal de Sorocaba (SP) Vitor Lippi e o presidente da Aleam,  Josué Neto.

Para fechar o sábado, haverá uma pedalada a partir das 18h30 saindo da Assembleia Legislativa e com  rota ainda a ser definida pelos organizadores do fórum.

No domingo, a programação se inicia às 8h30 com um café da manhã no Go Inn Hotel, localizado na rua Monsenhor Coutinho, Centro. Após o café haverá rodas de troca de idéias com temáticas livres e o fechamento do evento.

Sorteio

No encerramento do fórum no sábado, haverá sorteio de bicicletas Soul Cycle e distribuição de kits para os 150 primeiros inscritos.


Publicidade
Publicidade