Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
POLÍTICA

Em sessão virtual, vereadores anunciam mudança de partido

O vereador Cláudio Proença (ex-PL) durante a Sessão Virtual da Câmara Municipal de Manaus (CMM) anunciou a ida para o Partido da Mobilização Nacional (PMN), o parlamentar municipal informou que assumirá a liderança do partido na Casa



show_cmm_7B740C0D-50A2-4888-9E36-41752C6EE49A.jpg Foto: Reprodução
06/04/2020 às 13:55

Apesar do prazo da janela partidária ter finalizado no último sábado (4), artifício legal para políticos com mandato trocarem de partido, sem infligir a fidelidade partidária, na Sessão Plenária Virtual da manhã desta segunda-feira (6), vereadores de Manaus anunciaram mais migrações para nova siglas.

O vereador Cláudio Proença (ex-PL) durante a Sessão Virtual da Câmara Municipal de Manaus (CMM) anunciou a ida para o Partido da Mobilização Nacional (PMN), o parlamentar municipal informou que assumirá a liderança do partido na Casa. Eloi Abreu é outro vereador que também anunciou ida para o PMN.



O vereador Amauri Colares (Republicanos) saudou os colegas vereadores Mirtes Salles e Fred Mota pela mudança para o partido Republicanos. Ambos saíram do Partido Liberal (PL). O Republicanos é o novo nome do Partido Republicano Brasileiro (PRB), a sigla mudou de nome no ano passado, o partido que é de liberal na economia e conservador nos costumes, é ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.

O prazo da janela partidária começou no dia 4 de março. O secretário geral da mesa diretora da CMM, vereador Wallace Oliveira (ex-Pode) também anunciou na Sessão Plenária de hoje (6), durante o pequeno expediente, a migração do Podemos, para o Pros. O vereador que lidera a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e dos Valores Cristãos (Fepacri) na CMM, vai assumir presidência municipal e a liderança do partido no legislativo municipal.

O antigo Partido Humanista Social (PHS) foi incorporado ao Podemos, por não ter alcançado a cláusula de barreira, estabelecida na lei 13.165/15, e consequentemente não ter direito a tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV nem verba do fundo partidário nas eleições de 2020. 

O vice-presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, vereador Ceará Lima, abandonou o DEM e anunciou filiação ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O vereador Raulzinho também é outro nome que migrou para o PSDB. Neste fim de semana,  circulou rumores de que o PSDB, partido do atual prefeito Arthur Neto, sofreria um esvaziamento e perderia os vereadores Elias Emanuel, o presidente da Casa, vereador Joelson Silva e do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vereador Dante Elias.

A reportagem consultou ainda no sábado (4), os vereadores Elias Emanuel e Dante Elias confirmaram ao A CRÍTICA que permanecem na sigla. Joelson Silva não respondeu ao contato da reportagem para comentar os rumores. 

A vereadora Glória Carratte que deixou o Partido Democrático Trabalhista (PDT) por questão ideológica, por segundo ela, ser mais afinada com a direita e com o prefeito Arthur, foi para o Partido Liberal (PL).

O movimento foi seguido também pelo vereador André Luiz até então no Partido Trabalhista Cristão (PTC), anunciou filiação ao PL.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.