Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
mamografia_2D9018DB-F6EB-4AFC-BC07-FAEEAF80524D.JPG
publicidade
publicidade

SAÚDE

Em um ano, 174 mulheres morreram vítimas de câncer de mama no Amazonas

Dia Nacional da Mamografia é lembrado nesta terça-feira (5). Governo alerta sobre a importância da realização de exame para detecção precoce da doença


04/02/2019 às 18:30

Em 2018, 174 mulheres morreram vítimas de câncer de mama no Amazonas, apontou a Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Nesta terça-feira (5), Dia Nacional da Mamografia, o órgão alerta sobre a importância da realização do exame para detecção precoce da doença. Atualmente, 700 pacientes estão em tratamento de quimioterapia na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

O Dia Nacional da Mamografia é celebrado no dia 5 de fevereiro para reforçar a importância do exame que identifica o câncer de mama. A doença afeta 57 mil mulheres por ano, mas é um tumor curável em até 98% dos casos se detectado na fase inicial e o diagnóstico precoce pode evitar a retirada do seio.

De acordo com a gerente de Serviços de Mastologia da FCecon, a médica mastologista Hilka do Espirito Santo, a falta de informação ainda é um dos fatores que levam as mulheres a não detectarem sinais de câncer de mama precocemente.

“O autoexame é importante para encontrar pequenos nódulos e a qualquer alteração na mama, a recomendação é que a paciente consulte um médico para avaliação aprofundada. Quando o câncer de mana é detectado em estagio inicial as chances de cura são maiores e o tratamento pode ser menos invasivo”, alerta.

Mitos

Os mitos que ainda envolvem a eficácia da mamografia são outros fatores que impedem que algumas mulheres façam o exame. Um deles é que a radiação da mamografia é prejudicial podendo causar até câncer na tireoide.

“Isso não é verdade. A radiação da mamografia é mínima, apenas considerável para detectar pequenos nódulos, e a exposição da paciente é curta e anualmente, tempo insuficiente para causar algum dano à saúde”, explica.

Recomendações

O exame deve ser feito com regularidade e a idade ideal varia caso haja histórico da doença na família. “A idade mínima para fazer mamografia, anualmente, recomendada pelo Ministério da Saúde, é após os 50 anos”.

Em casos de mulheres com histórico de câncer de mama na família, a idade recomendada é abaixo dos 40 anos. “Há casos isolados em que a paciente deve fazer mamografia muito antes da idade mínima recomendada. Por exemplo: a avó teve câncer de mama aos 50 anos, a mãe aos 40 anos, nesse caso a filha deve fazer aos 30”.

Ainda, segundo a médica, a Sociedade Brasileira de Mastologia(SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem recomendam o exame a partir dos 40 anos.

Serviço

A rede pública de saúde oferta, gratuitamente, exame de mamografia. Para ter acesso, é necessário passar por consulta médica, que preferencialmente deve ser feita em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Quando solicitado pelo médico, o usuário faz, na mesma unidade, o agendamento via Sistema de Regulação (Sisreg).

O exame é agendado automaticamente pelo sistema para um dos nove serviços da rede municipal, estadual, federal ou conveniada ao SUS, que realizam mamografia na capital – Hospital e Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, Hospital Universitário Francisca Mendes, Hospital Universitário Getúlio Vargas, UBS Dr. Alfredo Campos, UBS Major PM Sálvio Belota, Centro Médico e Diagnóstico Por Imagem (Cemed), Centro Radiológico de Manaus, MI Médicos e Imagens, Hospital Português Beneficente do Amazonas.

No interior, podem ser feitos nos 24 hospitais onde o serviço já foi implantado e, caso o município não tenha o exame, a pessoa é encaminhada ou para o mais próximo ou para a capital.

publicidade
publicidade
Projeto de lei no AM quer mulher atendendo vítima de violência doméstica
Greve completa uma semana e professores esperam contraproposta
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.