Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020
cheia

Em um dia de chuva, Rio Negro sobe 5 centímetros em Manaus

Para o órgão, os níveis observados são considerados altos para a atual época do ano



show_show_1207586_C1E52A5A-1FCD-437F-BD5E-B3778272A36A.jpg Foto: Arquivo AC
29/01/2020 às 07:23

A grande quantidade de chuva ocorrida no Amazonas e em outras regiões é determinante para a subida nos níveis dos rios Negro e Solimões, conforme informou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Até ontem, em Manaus, a cota do Rio Negro subiu 5 centímetros, atingindo 24,51 metros, enquanto no dia anterior, contabilizou 24m46.

Para o órgão, os níveis observados são considerados altos para a atual época do ano. “Nesse princípio do ano de 2020, as cotas observadas tanto para o Solimões quanto para o Negro em Manaus estiveram acima do esperado para o período, devido a uma grande quantidade de chuvas que ocorreu sobre toda a Amazônia Ocidental durante dezembro e princípio de janeiro”, explica a pesquisadora em Geociências do CPRM, Luna Gripp Simões.

Segundo ela, ainda não é possível prever se haverá grandes cheias para o ano. Ela esclareceu que a 1ª previsão será emitida pelo órgão em 31 de março, no 1º Alerta de Cheias.
“Mesmo com os níveis altos para o atual período do ano, ainda é cedo para se fazer afirmações quanto à cheia desse ano. Sabe-se que na região as cotas máximas anuais ocorrem entre junho e julho, portanto é preciso continuar acompanhando as variações de níveis e as chuvas que vão ocorrer daqui pra frente”, destacou.

Luna Gripp explicou também que apesar de ser banhada pelo rio Negro, o nível do rio em Manaus é altamente dependente do nível do rio Solimões, e consequentemente do Amazonas. Ou seja, quando o nível do Solimões está baixo, o rio Negro escoa mais rápido, baixando o nível também na capital, e assim acontece quando o nível aumenta. “Isso acontece pois Manaus está localizada muito próxima à confluência dos dois rios (Negro e Solimões, formando o Amazonas). Assim, quando o nível do rio Solimões está alto, as águas do rio Negro escoam com menor velocidade, o que faz aumentar o nível do rio em Manaus”, complementou.

Conforme os dados da estação automática do Inmet, a previsão para Manaus nos próximos três dias é de céu nublado a parcialmente nublado com chuva.



News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.