Publicidade
Manaus
Dupla Jornada

Empresárias contam como conseguem conciliar trabalho e maternidade

Conciliar maternidade e os negócios é possível sim! Conheça a história de três mães empreendedoras de Manaus 27/11/2016 às 05:00
Show 1 capa
Hellen Veras criou a grife de bolsas personalizadas, Ateliê Mimos Baby, após o nascimento da filha (Foto: Divulgação)
Rebeca Mota Manaus (AM)

Já são mais de 7,2 milhões de mulheres que empreendem no Brasil, de acordo com o Sebrae. Além de trabalharem cuidando do negócio têm que reservar um tempo para ficar com os filhos, com a ajuda de um par ou não. Mães empreendedoras que vivem essa dupla jornada contam que são sucesso do mercado manauara.

A Hellen Veras, proprietária do Lezipper e do Ateliê Mimos Baby, levou como inspiração a montagem do Ateliê após o nascimento da sua filha, há três anos. Depois de várias tentativas de ter um filho, foi necessário ter um trabalho que proporcionasse  maior dedicação ao bebê, daí surgiu a ideia: produzir kits de bolsas, necessáire e mochilas para mães e filhos.

“Tudo foi inspirado pela minha filha, que veio para casa desenganada pelos médicos pesando apenas um quilo, com diversas paradas cardíacas. O ramo é  voltado para a maternidade, as vendas são totalmente virtuais: desde o pedido, o pagamento e a entrega. Já entregamos pedidos para o Japão, Canadá, Estados Unidos e para clientes famosos como a cantora gospel Nívea Soares, Ana Paula Valadão e Sheila Melo com a coleção ‘Amor de Brenda’. Foi difícil conquistar todo este público, pois eles diziam que Manaus era longe, porém o público maior não está em Manais e sim pessoas de outros estados e países. Depois isso, agora que estamos conquistando os amazonenses”, conta Hellen.

O trabalho de Hellen fez tanto sucesso que está se expandindo.  A partir de 20 dezembro vai estar disponível a nova coleção de Natal junto com um blog que terá explicações do mundo da maternidade e janeiro de 2017 a empresa ganhará um espaço físico em um dos shoppings de Manaus, além de uma nova identidade visual, um novo segmento e união das duas empresas, Ateliê Mimos Baby e Lezipper para não só oferecer produtos para bebês como também para os adultos.

A rotina de empresária é flexível, mas puxada. “Minha filha trabalha diretamente comigo e ainda não nos organizamos para férias, mas em abril de 2017 nós vamos viajar e deixaremos o negócio com a gerente responsável”, destaca Hellen.

Já a nutricionista Tatiana Marinho se dedicou sempre a área hospitalar. Mas depois que o filho nasceu não conseguiu voltar ao trabalho. A partir da necessidade de estar com o filho e com a qualidade de uma comida servida a ele, Tatiana trouxe o Empório da Papinha de São Paulo para Manaus.

 “Com a amamentação e cuidados não tive tempo de me ausentar dele. Quando ele completou seis meses e iniciou a introdução alimentar vi que meu tempo ficou mais curto ainda, eu sempre fiz a comida dele, com todo cuidado pra seguir uma alimentação saudável, muitas vezes queria logo algo pronto pra poder oferecer a ele, mas a qualidade dos produtos disponíveis não deixava, não queria oferecer açúcar, sal, produtos industrializados, então conheci o Empório da Papinha  - uma empresa que oferece alimentos prontos, congelados, naturais, orgânicos totalmente saudáveis. A relação praticidade versus qualidade me chamou muita atenção”, conta Tatiana.

Com o filho aos dois anos, este ano Tatiana trouxe a empresa, Empório da Papinha no Manauara Shopping. “Nosso quiosque conta com espaço pra criança fazer as refeições”, enfatiza.

A fisioterapeuta e decoradora de festas, Fabiana Eid, resolveu na segunda gestação de sua filha, com o objetivo de ter um tempo de qualidade com a pequena, criou a “Pocket Truck”. Ela desenvolve pequenas lembranças para aniversários e hoje expandiu os negócios para decorações em gerais.

“Eu percebi que dedicava muito ao meu trabalho e a remuneração era pouca, então eu decidi ter mais tempo para elas e esse trabalho foi uma soluçã. Não pretendo voltar ao cargo de fisioterapeuta, a não ser que tenha uma proposta de trabalho muito boa”, ressalta Fabiana.

Divas no mercado

“Nós mulheres podemos ser DIVAS que significa ‘Desenvolvimento pessoal, Inteligência emocional, Versatilidade de papéis e Auto-estima” é o que conta a dentista e consultora motivacional Thayana Dabela que promoveu um Workshop no Sebrae na última quinta-feira. Thayana dá dicas para mães e outras mulheres que pretendem empreender e o que elas têm que fazer para a DIVA despertar. “Primeiramente, querer empreender, ter apoios de pessoas que possam ajudar, dedicação de qualidade no tempo para os filhos, além de fazer uma plano de negócios”, explica Thayana Dabela.

Publicidade
Publicidade