Publicidade
Manaus
Manaus

Encerramento da campanha Outubro Rosa foi marcado pela conscientização para a prevenção

A campanha Outubro Rosa 2013, cujo tema foi “O tempo corre contra o câncer de colo de útero e da mama”, foi encerrada na noite dessa quarta-feira (30) em Manaus 31/10/2013 às 08:16
Show 1
Praça das Águas, na Ponta Negra, em tom rosa para receber os ciclistas no encerramento do mês de combate ao câncer
Ana Celia Ossame ---

Com uma pedalada que saiu do Chafariz Dança das Águas, na Ponta Negra, Zona Centro-Oeste, foi encerrada na noite dessa quarta-feira (30) em Manaus, a campanha Outubro Rosa 2013, cujo tema foi “O tempo corre contra o câncer de colo de útero e da mama”. O objetivo principal é a conscientização das mulheres para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. De acordo com informações do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da Fundação Centro de Oncologia do Amazonas (FCecon), o câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo. Na capital amazonense, o câncer de colo uterino é o que causa mais morte de mulheres, por isso a campanha também aborda temas relacionados à prevenção do câncer desse tipo.

No total, a campanha este ano mobilizou 32 municípios e a estimativa do alcance de pelo menos 100 mil pessoas, informou nessa quarta-feira (30) a FCecon, organizadora da campanha, que contou com dezenas de parceiros entre órgãos públicos do Estado, municípios e entidades como o Pedala Manaus. O coordenador do Pedala Manaus, Ricardo Romero, o percurso seria de oito quilômetros.

Conscientização

No total, 40 palestras foram ministradas nesse período, além de ações que contaram com o apoio de instituições públicas e privadas. Um dado importante é o aumento na participação dos municípios amazonenses e de instituições da capital que no início do mês aderiram á ideia de iluminar os locais com a cor rosa. O diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade, destacou a distribuição de folhetos explicativos em palestras realizadas em escolas e presídios e até um ‘rapel rosa’, atividade realizada em parceria com o grupo Arte do Mato, na Ponte Leonardo Malcher, entre a rua Major Gabriel, Centro, Zona Centro-Sul.

A concentração dos ciclistas começou às 19h na área do chafariz e durante a concentração, houve distribuição de camisetas e bandanas alusivas ao Outubro Rosa, além de lanches, material didático e educativo.

Campanha realizada desde 1997

A campanha Outubro Rosa foi criada em 1997, nos Estados Unidos, e no Amazonas vem sendo realizada nos últimos anos com a iluminação de prédios públicos e privados da cor rosa, simbolizando a luta pela prevenção e o diagnóstico precoce, que são essenciais no combate ao câncer. Participam da campanha, além da FCecon, a Secretaria de Estado da Saúde do Estado, Susam, e do município, Semsa, além da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC), Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas, Centro de Integração Amigas da Mama (CIAM), Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), entre outros.

Publicidade
Publicidade