Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020
POSICIONAMENTO

Encontro traz detalhes para a contratação de refugiados e migrantes em Manaus

Um dos pontos abordados na programação é a integração socioeconômica da comunidade refugiada e migrante na cidade



venezuela_64BE9DF6-AFFA-4FA0-9E65-9BF6E741164C.JPG Foto: Reprodução / Internet
10/12/2019 às 09:47

Empresários, representantes do setor privado e da sociedade civil poderão tirar dúvidas e compreender detalhes sobre a contratação de venezuelanos e pessoas de outras nacionalidades, durante o Encontro Empresarial sobre Contratação de Refugiados e Migrantes, que acontece em Manaus na próxima quarta-feira (11). O evento é gratuito e tem por objetivo estimular a integração socioeconômica da comunidade refugiada em Manaus.

Promovido por meio de uma parceria entre Serviço Jesuíta de Migrantes e Refugiados (SJMR), Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), Sebrae-AM e a ONG Hermanitos, a iniciativa acontecerá na sede do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae-AM), Av. Leonardo Malcher, 924, Centro.



Na programação  estão desde alternativas para a integração socioeconômica da comunidade refugiada e migrante na cidade, até a apresentação de serviços e da experiência atual da rede de apoio às pessoas vinda da Venezuela. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário http://bit.ly/EncontroRefugiados

“O objetivo é estimular a integração da comunidade venezuelana por meio da aproximação entre empregadores e comunidade refugiada e migrante, fornecendo oportunidades para ambos. Em Manaus, existem refugiados e migrantes qualificados e documentados, aptos a receber uma oportunidade e iniciar uma nova jornada profissional”, explica a chefe do escritório do ACNUR em Manaus, Catalina Sampaio.

Feira Empreendedorismo Sem Fronteiras

O encontro também servirá de abertura para a Feira Empreendedorismo Sem Fronteiras, onde refugiados e migrantes venezuelanos, incluindo indígenas da etnia Warao, mostrarão parte do trabalho de artesanato e gastronomia desenvolvido na cidade. A feira é aberta ao público e acontece das 8h às 17h na área externa do Sebrae, e contará com cerca de 80 expositores.  Dentre os produtos vendidos estão desde colares, cestas feitas de palha de buriti, cadernos feitos a partir de materiais recicláveis, até pratos da culinária local.

“A solidariedade com empreendedorismo representa dignidade. O SEBRAE-AM atua para que a sociedade tenha qualidade de vida a partir da economia, mas sobretudo, entre as pessoas, independente de nacionalidade”, explica a diretora-superintendente do Sebrae-AM, Lamisse Said Cavalcanti.

Venezuelanos no Brasil

De acordo com a Polícia Federal, cerca de 212 mil venezuelanos encontram-se no país, dos quais mais de 21 mil reconhecidos como refugiados pelo governo brasileiro na última semana. A estimativa é que entre 16 e 20 mil refugiados e migrantes estejam em Manaus.

Segundo estimativas das Nações Unidas, quase 4,5 milhões de venezuelanos já deixaram seu país.

Serviço

Evento: Encontro Empresarial sobre a Contratação de Refugiados e Migrantes em Manaus

Data e horário: Quarta-feira (11), 8h30 às 13h

Local: Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae-AM), Av. Leonardo Malcher, 924, Centro.

Contato: Felipe Irnaldo (ACNUR Brasil) - (92) 98854-3423 e Antônio Ximenes (Sebrae-AM) - (92)  98415-3470

Evento: Feira Empreendedorismo Sem Fronteiras

Data e horário: Quarta-feira (11) a Sexta-feira (13), 8h30 às 17h

Local: Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae-AM), Av. Leonardo Malcher 924, Centro.

Contato: Felipe Irnaldo (ACNUR Brasil) - (92) 98854-3423 e Antônio Ximenes (Sebrae-AM) - (92)  98415-3470

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.