Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Manaus

Energia desviada por ‘gatos’ em condomínio de luxo de Manaus poderia abastecer 939 casas

Os desvios foram descobertos pela empresa na última sexta-feira (21), mas somente nesta quinta-feira (27) foi divulgado à imprensa



1.jpg Ligações clandestinas são identificadas no condomínio Tapajós, em Manaus
27/06/2013 às 21:07

Um prejuízo de 281.592 kWh, o equivalente a R$ 109 mil aproximadamente, foi descoberto no condomínio de luxo Tapajós, localizado na Avenida Torquato Tapajós, Zona Norte de Manaus. O volume de energia que era desviada no condomínio seria o suficiente para atender, durante um mês, cerca de 939 casas com o consumo de 300 kWh.

Os desvios foram descobertos pela Eletrobras Amazonas Energia na última sexta-feira (21), mas somente nesta quinta-feira (27) a informação foi divulgada à imprensa. A análise preliminar foi divulgada após o levantamento das informações verificadas juntos ao Departamento de Medição e Fiscalização da concessionária.

Na última sexta-feira (21), a Polícia Civil em conjunto com peritos do Instituto de Criminalística (Incrim) e equipes técnicas da Eletrobras Amazonas Energia desencadearam  a ‘Operação Tapajós’ que identificou várias ligações elétricas clandestinas no residencial de classe media alta.

Prejuízo real

Apesar de ter encontrado 44 casas com irregularidades na rede de energia elétrica, a Eletrobras Amazonas Energia informou que somente após a conclusão do inquérito policial é que deverá precisar o valor do prejuízo. Além disso, a concessionária também não conseguiu realizar um levantamento mais consistente da carga que era consumida pelos moradores de todas as residências, pois em muitas situações (32%) as unidades consumidoras estavam fechadas. No total, o condomínio possui 218 residências.

Ainda na sexta-feira (21), o delegado titular do 20º Distrito Integrado de Polícia (20º DIP), Clodomir Sobrinho, informou que a polícia instaurou inquéritos para que os proprietários do condomínio prestem esclarecimentos sobre as irregularidades encontradas. Ele disse também que todos os moradores que foram identificados com irregularidades no uso de energia serão chamados para prestar esclarecimentos sobre o crime. 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.