Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021
HUMANISMO

Enfermeiro do AM famoso por acalmar paciente com síndrome de down receberá prêmio em SC

Com 11 anos de experiência na área da saúde, Raimundo Matos viralizou nas redes sociais ao acalmar paciente com síndrome de Down, durante a crise de oxigênio no Amazonas



ao_ver_o_desespero_do_paciente_emerson_junior_30_que_temia_o_uso_da_mascara_com_oxigenio_o_enfermeiro_raimundo_nogueira_matos_38_o_abracou_1611530959910_v2_900x506-14716026_ED70E0E0-6DEE-49D8-A2A1-271D5BCA3A81.jpg Foto: Mirene Borges Da Silva
27/09/2021 às 14:06

Nesta quarta-feira (29) o enfermeiro Raimundo Matos, receberá o prêmio Anna Nery. Indicado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), o enfermeiro do município de Caapiranga, ganhou destaque após uma foto sua na qual aparece abraçado a um paciente com síndrome de down que estava com covid-19 e precisava se acalmar para receber oxigênio, viralizou nas redes sociais.

Há 19 anos na enfermagem, Raimundo esteve na linha de frente durante o pico da pandemia e se deparou com esse paciente que precisava de um cuidado a mais e era necessário estabelecer um vínculo de confiança, foi quando o enfermeiro quebrou os protocolos e se aproximou para prestar a assistência de forma humanizada. A foto ganhou muita repercussão e mostrou que a enfermagem vai muito além dos cuidados técnicos prestados pelo profissional. 



“No dia que eu soube que fui indicado pelo Coren-AM para receber a premiação confesso que fiquei um pouco nervoso, só sinto gratidão e agradeço a Deus, eu ficava imaginando se um dia seria reconhecido pelo meu trabalho mas não esperava que isso viria da forma como veio, para mim essa premiação é um grande reconhecimento quase como um ‘Óscar’ da enfermagem, para a profissão que eu exerço atualmente que é a enfermagem, a arte de cuidar, é o cuidado com a vida e toda a doação para promovermos um atendimento de qualidade, eu sinto orgulho de poder representar o Amazonas nesse evento, estou muito feliz e honrado por estar vivendo tudo isso e agradeço ao Conselho pela confiança”, declarou Raimundo Matos sobre a indicação.

Natural de Manacapuru, o enfermeiro Raimundo Nogueira de Matos tem um currículo extenso que inclui experiência de 11 anos na área de saúde: Urgência/Emergência, Centro Cirúrgico, Pediatria e Clínica Médica. Programa Saúde da Família; 08 anos como Técnico de Enfermagem do Trabalho, atuando em contratadas (Obras Petrobrás) e 04 anos como Enfermeiro do Trabalho.

Já atuou na Bahia, Espírito Santo, Recife, Rio de Janeiro e retornou ao Amazonas há mais de um ano para auxiliar as instituições de saúde na linha de frente no combate à Covid-19. Atualmente exerce também a função de gestor de uma unidade de saúde do Município de Caapiranga.

O presidente do Coren-AM, Enfermeiro Sandro André elogiou o trabalho realizado pelo enfermeiro Raimundo Matos e destacou os motivos que levaram o conselho a indicá-lo “É muito gratificante ver a dedicação e o empenho que o enfermeiro Raimundo tem no exercício da profissão, além da realização de projetos para um atendimento mais amplo e humanizado, levando assistência aos moradores do município em que atua, o acolhimento e o cuidado são primordiais para promover um atendimento de qualidade à população, a enfermagem está diretamente ligada a isso e foi um dos motivos que nos levou a indicá-lo, não temos dúvidas de que o nosso estado está sendo bem representado”, ressaltou o presidente do Conselho.

Sobre a Premiação

O prêmio Anna Nery é a honraria concedida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) a profissionais de enfermagem que tenham se destacado pelo exercício exemplar da profissão e contribuído de forma significativa para o reconhecimento e aprimoramento da profissão no Brasil. Cada Conselho indica um profissional do seu estado.

O prêmio será entregue na noite da próxima quarta-feira (29) durante o 23º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBCENF). O evento será realizado presencialmente em Florianópolis e deve contar com a participação de profissionais de todas as regiões do país. A indicação do nome de Creuza Guimarães partiu do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), e deve representar os mais de  54 mil profissionais Amazonenses.

Anna Nery, a enfermeira que dá nome à premiação, destacou-se pelo trabalho voluntário que desempenhou durante a Guerra da Tríplice Aliança (1865 – 1870), também conhecida como Guerra do Paraguai. O seu maior legado pode ser considerado a abnegação e a perseverança na prática do cuidar do próximo, a organização sistemática e a humanização no cuidar dos doentes. Ficou consagrada pela História como a primeira enfermeira do Brasil.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.