Sábado, 20 de Julho de 2019
VACINAÇÃO

Equipes de vacinação antirrábica atuam em mais dez bairros de Manaus

A atividade faz parte da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, lançada em 13 de dezembro. A meta é vacinar 234.329 animais



99998_1B7C55B5-447F-46B0-B11A-E49C089A1458.jpg Foto: Divulgação
28/12/2018 às 11:03

As equipes de vacinação antirrábica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão atuando em mais dez bairros de Manaus nesta semana, vacinando cães e gatos. A atividade faz parte da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, lançada em 13 de dezembro. A meta é vacinar 234.329 animais.

Com a programação prevista para encerrar nesta sexta-feira (28), desde quarta (26) as equipes estão atuando em 25 comunidades localizadas nos bairros: Novo Aleixo e Cidade Nova (Zona Norte); Cachoeirinha, Praça 14, Aparecida e Presidente Vargas (Zona Sul); São Jorge e Compensa (Zona Oeste); Gilberto Mestrinho e Tancredo Neves (Zona Leste).

Conforme os dados já tabulados pelo CCZ, entre o início da campanha e o último sábado (22) foram vacinados 79.400 animais em diferentes bairros de Manaus.

“A metodologia de trabalho acontece com visitas casa a casa. As equipes de vacinadores estão trabalhando de segunda a sexta-feira, e aos sábados. Podem ser vacinados cães e gatos com mais de 90 dias de vida e que apresentem boas condições de saúde”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A enfermeira Ana Rita de Souza Carneiro Patrício, moradora do bairro Petrópolis, foi uma das moradoras a receber a equipe de vacinação do CCZ para imunizar o seu animal, uma cadela de quatro anos de idade. “Esse trabalho de vacinação é muito importante por ser uma forma de prevenção, protegendo não apenas os animais, mas também a família, já que a transmissão da raiva pode acontecer dos cães para os seres humanos. Além disso, muitas vezes as pessoas têm dificuldade para transportar os animais para vacinar, então a visita das equipes nas casas ajuda muito”, afirmou a enfermeira.

A dona de casa Simy Oliveira também aproveitou o trabalho da equipe de vacinadores no bairro Petrópolis para vacinar quatro animais, três gatos e um cachorro. “Eu até adotaria mais alguns animais, mas não tem muito espaço em casa. Procuro cuidar deles, dando remédios quando adoecem, mas é difícil levar todos para receber a vacina, então a campanha com a vacinação de casa em casa é muito importante”, declarou Simy.

As pessoas que não estiverem na residência no momento da visita dos vacinadores podem procurar a sede do CCZ, na avenida Brasil, s/n, Compensa (ao lado do CAIC da Compensa), que disponibiliza a vacina contra raiva durante todo o ano. O serviço também está sendo oferecido em posto fixo no Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste. Os dois postos fixos estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e aos sábados, das 8h às 11h30.

Doença infecciosa viral

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem. É considerada uma zoonose, ou seja, é uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda, letal em aproximadamente 100%.

É transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, mas também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. A vacinação anual de cães e gatos é uma medida eficaz de prevenção da raiva nesses animais, e consequentemente da raiva humana.

*Com informações da assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.