Publicidade
Manaus
Manaus

Escolas municipais ganham programa de informática educativa

A apresentação do programa foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), no auditório Luiz Geraldo de Pontes Teixeira da Secretaria Municipal de Educação (Semed) 20/05/2013 às 15:47
Show 1
A apresentação do programa foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), no auditório Luiz Geraldo de Pontes Teixeira da Secretaria Municipal de Educação (Semed)
acritica.com* ---

Sessenta escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade serão beneficiadas com o Projeto Informática Educativa, da Editora Positivo. A apresentação do programa foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), no auditório Luiz Geraldo de Pontes Teixeira da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A Secretaria, em parceira com a Editora Positivo, atenderá mais de 44 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, com mais uma ferramenta pedagógica que ajudará os professores em sala de aula.

A meta do programa é instrumentalizar os agentes educativos no sentido de manusear, explorar e conhecer, na sua integralidade, as ferramentas contidas no Portal Aprende Brasil potencializando, assim, o acesso e o uso efetivo do portal.

“A plataforma Aprende Brasil funcionará para o educador como uma ferramenta Google, que funciona para todos nós de forma ampla. O sistema do Positivo Aprende Brasil funciona para o educador com o mesmo dinamismo, é um instrumento que auxilia o professor em todos os sentidos, é um verdadeiro google para a educação do município” – comentou o subsecretário Deusamir Pereira, ressaltando que, o secretário Pauderney Avelino, ao expandir esse trabalho na rede municipal de ensino, oferece ferramenta poderosíssima aos educadores e à comunidade escolar para atingir os níveis definidos pela secretaria.

A coordenadora pedagógica do projeto, Valéria Brasil, explica como será a funcionalidade e as vantagens para uma melhor qualidade de ensino dos professores e, posteriormente, com os alunos em sala de aula inseridos no mundo digital.

“O sistema é composto pelos livros, o portal e pelas formações dos professores. Hoje, nosso foco é a informática educativa, que é um instrumento muito rico e pode colaborar com as metodologias didáticas do professor, mas para isso é necessário  orientação para o bom uso”, completou, afirmando que a partir desta terça-feira, a equipe da Editora Positivo visitará as escolas municipais do projeto para acompanhar o desenvolvimento na comunidade escolar, até a finalização do projeto no mês de novembro.

A Escola Municipal Governador Danilo de Matos Areosa, bairro Grande Vitória, zona Leste, é uma das unidades beneficiadas com o projeto da Editora Positivo. Segundo o coordenador do Telecentro na escola, Caio Andrade, o sistema que será usado pelos educadores é um apoio pedagógico de qualidade.

“O bom do sistema Positivo é referente ao material que pode ser usado no Telecentro, porque antes se utilizava papel, agora os alunos aprendem as disciplinas e o manuseio com o computador”, contou Caio.

Funcionalidade

O projeto apresenta três frentes de trabalho: os dinamizadores, os professores das salas de apoio e aprendizagem e a escola, em foco.

Os dinamizadores farão o trabalho com os pedagogos (equipe diretiva), visando à apropriação de conhecimentos específicos do portal Aprende Brasil para articular, posteriormente, com os demais professores. Já os professores das salas de apoio e aprendizagem, farão o trabalho com os educadores visando o planejamento dos recursos do portal de acordo com as necessidades das turmas elencadas no projeto. Por outro lado, a escola em foco, o trabalho será direcionado às escolas dos sete distritos, dinamizados e equipes de laboratório.

*Com informações de assessoria.


Publicidade
Publicidade