Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
SEGUNDA LÍNGUA

Especialista em RH faz palestra gratuita sobre importância do inglês no mundo do trabalho

Silvana Aquino conta sua experiência de intercâmbio em três países e sua vivência no Vale do Silício, nos Estados Unidos



rica_viajante_A9711361-2B48-4217-8491-299888AC224A.JPG Foto: Divulgação
27/02/2020 às 20:02

No mundo globalizado em que vivemos, a importância de falar inglês é indiscutível. Silvana Aquino, especialista em RH e empresária do ramo de intercâmbios, sabe bem disso. Ela está vivenciando seu terceiro intercâmbio, desta vez em San Francisco, nos Estados Unidos, onde estuda o nível avançado do inglês e aperfeiçoamento em Espanhol.

A fim de compartilhar sua experiência, Silvana promove na sexta-feira (28), no auditório do Uninorte, às 19h, a palestra “A importância do segundo idioma para a Carreira Profissional: O que vi no Vale do Silício”. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita pela internet.



No sábado (29), Silvana fará a mesma palestra gratuita, às 19h, para o público profissional na TEN RH, no Auditório da Rymo, na Cachoeirinha.

Experiência compartilhada

Na apresentação, Silvana vai contar ao público universitário sobre sua história de vida em busca de qualificação e sobre suas experiências como estudante internacional.

“Eu quero mostrar para as pessoas, com minha própria história, que estudar inglês e fazer um intercâmbio, não é algo impossível. Eu não tinha nem energia elétrica, morava no sítio com os meus avós até os 12 anos. E venci todas as dificuldades pelo caminho”, conta.

Ao longo de sua trajetória como Gerente de Recursos Humanos, dos quais mais de uma década dedicadas a empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), Silvana viu como é difícil para os gestores conseguir mão de obra qualificada, que fale outras línguas e que tenha uma mentalidade global.

Ela foi Gestora do setor de Recursos Humanos nas fábricas da Caloi, da Yamaha e também integrou a Diretoria da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) no Amazonas.

“Eu, como Recursos Humanos, vi, durante a minha vida, e até hoje vejo profissionais que não falam inglês e nem outros idiomas, que pode ser o espanhol, o coreano ou o japonês. Trabalhando em multinacionais, que mais cedo ou mais tarde, irão exigir proficiência em outros idiomas”, enfatiza.

Durante a palestra, a especialista em RH vai falar das possibilidades de estudar idiomas e cursos de imersão cultural em vários países. “Eu mostro para as pessoas que existem programas que elas não conhecem e podem fazer. Desde High School, Higher Education, cursos de idiomas em geral, voluntariado ou au pair”.

Capacitação

Silvana mora e estuda entre o Brasil e EUA, de onde administra sua agência de intercâmbio, Travel Mate, que está baseada em Manaus. Além disso, também fez um intercâmbio de 4 semanas em Toronto, no Canadá, em 2015. Ela repetiu a experiência em Londres, na Inglaterra, onde morou e estudou por 4 semanas, em 2017.

Nos Estados Unidos, ela teve a oportunidade de fazer contatos, conhecer universidades e profissionais na região do Vale do Silício, na Califórnia. A região abriga as melhores e mais inovadoras universidades do mundo, start-ups e empresas globais de tecnologia, como Apple, Uber, IBM, Facebook e Google.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.