Publicidade
Manaus
SAÚDE

Espera por exames de pneumologia no AM cai até 95% na rede pública, diz Susam

Em agosto de 2017, usuário esperava por 127 dias, porém segundo a Susam, o tempo caiu para seis dias 15/09/2018 às 19:16 - Atualizado em 16/09/2018 às 10:49
Show pneumologia 0df30c36 c2be 46bf 8821 76191ade16ae
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) mostra que o número de dias de espera para exames ergométricos na rede pública caiu cerca de 87% entre agosto de 2017 e o mesmo mês de 2018. Para exames em pneumologia, a queda foi de 95%.

Em termos comparativos, em junho de 2017 os pacientes esperavam em torno de 183 dias para realizar um teste ergométrico, por exemplo. Em junho de 2018, a espera caiu para 33 dias, e em agosto para 23 dias. O mesmo ocorreu com os exames em pneumologia. Em agosto de 2017 o usuário esperava 127 dias. Agora, apenas 6. Os dados são da coordenação do Complexo Regulador da Susam, com base nas informações do Sistema de Regulação (Sisreg).

Também foi verificada a queda acentuada, no tempo de espera para realização de exames de tomografia computadorizada. Em agosto de 2017, o processo demandava 12 dias de espera. Caiu para 5, em agosto deste ano. Para eletrocardiograma, a espera era de 13 dias, agora é de 7. Exames em neurologia, que em agosto do ano passado o usuário esperava até 14 dias para fazer, agora aguarda apenas 9.

Os pacientes também têm demorado menos tempo na fila do Sisreg, aguardando por consultas nas áreas de urologia e oftalmologia. O tempo de espera por uma consulta em oftalmologia, que já chegou a ser de 127 dias, em junho de 2017. Agora, é de 11 dias. Em urologia, o tempo era de 14 dias em agosto do ano passado, hoje é de 4 dias.

A secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, explica que o resultado tem sido alcançado sem nenhuma contratação a mais de serviços, mas sim, com a reorganização da oferta de consultas e exames nas unidades, que não estava adequada. Não havia controle e somente parte da oferta era visualizada pelo sistema. Boa parte das unidades adotadava sistema específico de marcação de exames e consultas, o que acabava por propiciar a formação de filas nas portas, em busca de atendimento.

“Levantamos toda a oferta da rede e verificamos que não estava sendo apresentada no sistema, na sua totalidade. Exigimos que isso fosse feito por todas as unidades, evitando, assim as perdas primárias de atendimentos e promovendo o realinhamento da oferta”, explicou a secretária a secretária executiva Adjunta de Atenção Especializada da Capital da Susam, Joselita Nobre.

Segundo Joselita, a mudança no sistema de marcação de consultas e exames especializados ajuda na redução do tempo de espera, porque agora toda a oferta é identificada e disponibilizada automaticamente, à medida que o sistema faz o processamento das solicitações dos pacientes, todos os dias.

Novo sistema

Iniciado em junho, o novo sistema já funciona em unidades da rede estadual, como Policlínicas, Hospitais/Prontos-Socorros, Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC), Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMI) e Serviços de Pronto Atendimento (SPA). Assim como em unidades municipais.

Antes, a pessoa saía do consultório de uma dessas unidades e ia marcar o exame ou a consulta com especialista no local onde o serviço é ofertado. Para fazer isso, enfrentava filas do lado de fora dos prédios, durante a madrugada.

Agora, o paciente em atendimento em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e que precise de consulta ou exame especializados, já faz, ali mesmo, a solicitação online, com equipe destacada para isso. Depois, recebe a confirmação e as informações necessárias, por telefone e mensagem de SMS, para fazer o procedimento.

De acordo com a gerente de Centro de Especialidades Médicas da Susam, Márcia Murad, hoje, já é possível afirmar que 100% das filas nas portas das unidades estaduais para marcação de consultas e exames foram eliminadas. “Aquelas cenas que se via antes, agora não existem mais”, ressalta a gerente.

Publicidade
Publicidade