Publicidade
Manaus
SÃO JORGE

Famílias da comunidade Arthur Bernardes devem receber benefício nesta sexta (28)

A previsão é que os auxílios sejam pagos pelo Governo do Estado a aproximadamente 205 famílias 27/04/2017 às 05:00
Show 1
Após o incêndio que destruiu a comunidade, área foi invadida, mas desocupada (Foto: Winnetou Almeida)
Silane Souza Manaus (AM)

Ex-moradores da antiga comunidade Arthur Bernardes, no bairro São Jorge, Zona Oeste, que no início do mês chegaram a ocupar a área destruída pelo incêndio ocorrido em novembro de 2012,  diante da falta de pagamento do aluguel social e das indenizações, ainda aguardam esperançosos o retorno do pagamento do benefício, previsto para esta sexta-feira (28). A previsão é que os auxílios sejam pagos pelo Governo do Estado a aproximadamente 205 famílias. 

Pai de um dos beneficiários, o borracheiro Antônio Teixeira, 64, relatou que o filho conta com esse benefício para manter a moradia da família. “Ele está confiante que o pagamento seja feito dia 28. E a gente espera que isso aconteça mesmo, porque ele corre o risco de ser despejado junto com a esposa e os três filhos. O governo não paga os alugueis há quatro meses. Teve gente que já foi despejada por conta disso. O ‘Bolha’, vizinho nosso, foi um”, afirmou.

No dia 3 deste mês, parte dos ex-moradores ocupou o terreno, que chegou a ser terraplanado para a construção de uma etapa do Programa de Saneamento dos Igarapés de Manaus (Prosamim), e o loteou informalmente, com a intenção de chamar a atenção do Governo do Estado para o pagamento do aluguel-social e indenizações. Mas, três dias depois, o grupo se retirou do local após aceitar a proposta de voltar a receber os benefícios a partir do dia 28.

Contudo, outras pessoas que tentaram tirar proveito da situação, também invadindo a área na expectativa de serem beneficiadas, ficaram no terreno, mas foram retiradas dele dias depois pela polícia e não retornaram mais, para alívio de quem mora nas proximidades da região. “São pessoas aproveitadoras que estavam lá só para tentar ganhar alguma coisa. Não tinham nada a ver com a comunidade que foi destruída no incêndio”, lembrou a dona de casa Maria das Graças, 43.

Pagamentos
A Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) informou que o pagamento do aluguel social começou a ser feito nesta quarta-feira (26) a 85 famílias beneficiárias. Cada uma deve receber R$ 1,6 mil, referente aos quatros meses de aluguel atrasado. Quanto ao pagamento das indenizações, que serão pagas a outras 120 famílias, está programado para iniciar até sexta-feira. O montante das indenizações gira em torno de R$ 4,8 milhões.

Publicidade
Publicidade