Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
EXERCÍCIOS

Esportes aquáticos são boas opções para se exercitar nos dias de calor, em Manaus

Nessa época, é comum que diversas pessoas procurem se exercitar através de esportes aquáticos em academias e centros de convivência da cidade. Por isso, selecionamos alguns desses locais para se refrescar, com saúde



VIDA0318-2F.jpg
18/06/2017 às 05:00

Com a chegada do verão amazônico nesta primeira quinzena de junho, nada melhor que se refrescar numa piscina para aliviar o calor e, de quebra, ainda fortalecer a saúde, melhoria de vida e bem-estar. Nessa época, é comum que diversas pessoas procurem se exercitar através de esportes aquáticos em academias e centros de convivência da cidade. Por isso, selecionamos alguns desses locais para se refrescar, com saúde.

Localizada na rua Rio Purús, 1100, bairro Nossa Senhora das Graças, a Companhia Atala Academia dispõe de uma série de modalidades para quem quer manter a saúde em dia. Pedro Hamilton é professor de Natação e Hidroginástica na academia e ressalta que, atualmente, o sedentarismo é um dos principais problemas. "As pessoas do mundo estão completamente sedentárias, sendo estas, as que mais teriam a ganhar com a prática de atividades físicas, como forma de ajudar a prevenir doenças e promover a saúde", afirma. 



Já que muitas pessoas não gostam ou não se adaptam a exercícios físicos de maior intensidade, como musculação, por exemplo, as práticas aquáticas tornam-se uma alternativa. “As atividades aquáticas representam possibilidades interessantes no que abrange à prática de atividades físicas como no processo de bem estar e melhoria de vida. Há vários meios de atividades em diferentes faixas etárias, respeitando a melhoria e diversos níveis”, explica o professor.

Benefícios
Pedro divide os benefícios das atividades aquáticas em três aspectos: físico, psicológico e social. “No aspecto físico possibilita realizas movimentos e causar impacto às articulações e tendões, estilação de toda a musculatura e manutenção do tônus muscular, benefícios no sistema respiratório, cardiovascular, recuperação de enfermidades, entre outros”, explica.

No aspecto psicológico, Pedro ressalta a elevação da autoestima, no alívio dos níveis de estresse e maior disposição para enfrentar as atividades cotidianas. “Por último, no aspecto social ajuda em novas possibilidades de relações interpessoais, aumento de laços de amizade e o interesse em compartilhar experiências e ideias”, ressalta. 

Atividades gratuitas
A Minivila Olímpica do Coroado, na zona Leste, oferece atividades físicas como natação e hidroginástica, dentre outras modalidades. De janeiro a junho, o local apresentou um crescimento de 145% no número de usuários matriculados. Ana Caroline, matriculada nas aulas de natação e frequentadora assídua dos aulões de dança, procurou as atividades oferecidas no espaço público a em busca da qualidade de vida. “Sou matriculada desde agosto de 2015 e quando comecei, estava ‘cheinha’. As aulas me ajudaram a entrar em forma e a ter mais resistência física. Com certeza foi um ganho para mim”, disse.

A professora de Educação Física da Minivila Olímpica do Coroado, Paula Menta, conta que possui alunos que começaram a praticar exercícios físicos por conta da obesidade. “Tenho alunos que são obesos mas que têm conseguido perder peso com os aulões de aeróbica. É um benefício para a saúde”, diz.
 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.