Publicidade
Manaus
Manaus

Esquema de serviços é montado para o dia de Finados

Esquema envolve ações de limpeza, orientação, trânsito, transporte, fiscalização e saúde 01/11/2013 às 19:22
Show 1
Prefeitura de Manaus organizou um esquema que envolve ações de limpeza, orientação, trânsito, transporte, fiscalização e saúde
acritica.com* ---

Para garantir a segurança e a comodidade de quem for aos cemitérios da cidade, no feriado de Finados neste sábado, 02, a prefeitura de Manaus organizou um esquema que envolve ações de limpeza, orientação, trânsito, transporte, fiscalização e saúde.

Em relação aos serviços de varrição e coleta de lixo domiciliar a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), informou que seguem normalmente nos três turnos, tanto no sábado, quanto no domingo.

A secretaria vai disponibilizar um efetivo de 1,2 mil agentes de limpeza, para atender os seis cemitérios existentes na área urbana da cidade que atuarão nas áreas internas e externas durante todo o dia.

A Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Limpeza Pública (CEDOLP), atuará com uma equipe de 24 conscientizadores que vão orientar e distribuir folders, em todos os cemitérios,   esclarecendo sobre o correto uso do espaço e destinação do lixo gerado.

 Trânsito

Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) vão controlar e fiscalizar o a circulação de veículos nas proximidades dos quatro principais cemitérios.

Ao todo serão 294 agentes de trânsito trabalhando durante as 24 horas do d ia 2, monitorando o tráfego nas áreas dos cemitérios São João Batista, Tarumã, Santa Helena e São Francisco para possibilitar a fluidez de veículos e a segurança de pedestres.

A principal alteração no trânsito ocorrerá no entorno do Cemitério São João Batista, zona Centro-Sul. A rua Maceió será interditada a partir da  00h de sábado no sentido bairro/centro, entre a Domingos Lima (atrás do Reservatório Mocó) e Álvaro Botelho Maia.

O fluxo de veículos nas ruas do entorno do Cemitério Santa Helena, no bairro de São Raimundo, zona Oeste, terá as seguintes alterações: a rua São Sebastião será interditada a partir das 4 da manhã de sábado,  no trecho entre as ruas São Vicente e Jerônimo Ribeiro, atrás do cemitério. Será mantido fluxo único na Rua Sagrado Coração de Jesus.

No Cemitério de São Francisco, bairro do Morro da Liberdade, zona Sul, a rua Cel. Pedro de Souza será interditada a partir das cinco da manhã de sábado, entre as ruas São Benedito e Brasília.

 Transporte

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) elaborou um esquema especial para o transporte coletivo com linhas especiais, ampliação do itinerário, reforço de frota e fiscais acompanhado toda a operação nos cemitérios de grande fluxo.

Quatorze linhas com 146 ônibus atenderão cemitério Nossa Senhora Aparecida, mais conhecido como Parque Tarumã. Os demais cemitérios serão atendidos pelas linhas locais que circularão com frota ampliada.

Os coletivos que terão as rotas estendidas trarão nos para-brisas as indicações dos itinerários indicando o nome dos cemitérios que atenderão.

Fiscalização de ambulantes

Ambulantes que atuarem nas proximidades dos cemitérios serão fiscalizados pela Secretária Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab).

Um total de 70 agentes do Departamento de Comércio Informal (Decin), irão fiscalizar a entrada de ambulantes nos cemitérios, e a proibição da venda de bebidas alcoólicas e churrasco com espeto.

Os fiscais também devem garantir que os ambulantes respeitem o limite de trinta metros de distância dos cemitérios para comercializar seus produtos.

 Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que durante o feriado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192) manterá plantão de 24 horas para atender a população e disponibilizará apoio com 02 ambulâncias no Cemitério Parque Tarumã e 02 ambulâncias no Cemitério São João Batista, a partir das 07h da manhã. A Maternidade Moura Tapajóz, localizada na Compensa, também continuará com o atendimento normal.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que funcionam em horário ampliado e aos sábados suspenderão o funcionamento, retornando o atendimento na segunda-feira, dia 04.

PROGRAMAÇÃO DAS MISSAS NO DIA DE FINADOS NOS CEMITÉRIOS URBANOS DE MANAUS

CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA

07:00 - Missa (Seminário São José)

08:00 - Missa (Paróquia São José Operário – Centro)

09:00 - (Paróquia São Sebastião)

10:00 - Missa (Paróquia Nossa Sra. Aparecida)

18:00 - Missa Campal (Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani)

CEMITÉRIO NOSSA SENHORA APARECIDA

09:00 - Missa (Padre Luiz Paulo Eraldo)

11:00 – Missa

16:00 - Missa

Cultos ecumênicos

CEMITÉRIO SANTA HELENA

Missas (Padre Alcione de Queiroz Maia)

06:30 – Missa

08:00 – Louvor/Oração

09:00 – Missa

10:00 – Louvor/Oração

11:00 – Missa

12:00 – Louvor/Oração

15:00 – Missa

16:00 – Louvor/Oração

17:00 – Missa

18:00 – Louvor/Oração

19:00 – Missa

CEMITÉRIO SÃO FRANCISCO

Missas (Padre Wolney Augusto de Souza Mourão – Paróquia Coração Imaculado de Maria)

Manhã: Missa de 06:00 às 12:00

Tarde: Missa de 16:00 às 20:00

CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE

 (Padre Roberto Bovolenta da Comunidade de Santo Antônio, área missionária de Santa Helena)

08:00 – Missa

CEMITÉRIO SANTO ALBERTO

Missas (Padre Geraldo Ferreira Bendaham, Paróquia N. Sra. das Graças da Colônia A. Aleixo)

08:00 – Missa

16:30 – Missa

 INTERVENÇÕES NO TRÂNSITO

São João Batista - Uma das principais alterações no trânsito ocorrerá no entorno do Cemitério São João Batista, zona Centro-Sul. A rua Maceió será interditada a partir da  00h de sábado no sentido bairro/centro, entre a Domingos Lima (atrás do Reservatório Mocó) e Álvaro Botelho Maia. O fluxo será desviado à direita para a Domingos Lima e, posteriormente, à esquerda para a Santos Dumont e Álvaro Maia.

A avenida Álvaro Maia  também será interditada a partir das 00h no sentido Praça 14/Compensa, entre as Ruas Maceió e Santos Dumont. O desvio será à esquerda para a Major Gabriel, permanecendo a direita livre para a Rua Maceió em direção à Darcy Vargas. Os retornos entre as ruas Santos Dumont e Major Gabriel serão fechados.  Na esquina da avenida Marciano Armond com avenida Mario Ypiranga  haverá barreira para triagem de acesso em direção ao cemitério.

Tarumã - Os visitantes do Cemitério Tarumã, zona Oeste, não enfrentarão interdição na avenida do Turismo. Apenas os retornos em frente ao cemitério serão interditados. O acesso à área interna do  cemitério será realizado pelo primeiro portão e saída pelo segundo.

Santa Helena – O fluxo de veículos nas ruas do entorno do Cemitério Sant a Helena, no bairro de São Raimundo, zona Oeste, terá as seguintes alterações: a rua São Sebastião será interditada a partir das 4 da manhã de sábado,  no trecho entre as ruas São Vicente e Jerônimo Ribeiro, atrás do cemitério. Será mantido fluxo único na Rua Sagrado Coração de Jesus (em frente ao cemitério), com a saída para a Rua Padre Agostinho Caballero Martin.

São Francisco – No Cemitério de São Francisco, bairro do Morro da Liberdade, zona Sul, a rua Cel. Pedro de Souza será interditada a partir das cinco da manhã de sábado, entre as ruas São Benedito e Brasília.

ESQUEMA DE TRANSPORTE

LINHAS ESPECIAIS

CENTRO – CEMITÉRIO PARQUE TARUMÃ (Via Av. Brasil)

Itinerário: Av. do Turismo (Cemitério Parque Tarumã) / Estrada Ponta Negra / Av. Brasil / Av. Kako Kaminha / T1 (embarque / desembarque) no Ponto de Parada da linha 120 / Retorno nas proximidades do T1 / Av. Constantino Nery / Av. Kako Kaminha / Av. Brasil / Estrada da Ponta Negra / Av. do Turismo / Av. do Turismo (Cemitério Parque Tarumã).

T4/T3 – CIDADE NOVA / CEMITÉRIO PARQUE TARUMÃ

Itinerário: T4/ Av. Camapuã / Rua 143 / Av. Noel Nutells / T3 / Av. Nutells / Av. Max Teixeira / Av. Torquato Tapajós / Av. Santos Dumont (Aeroporto) / Av. do Turismo / Cemitério Parque Tarumã (Embarque/Desembarque)/ Estrada da Ponta Negra / Av. Pedro Teixeira / Av. Constantino Nery / Av. Torquato Tapajós / Av. Noel Nutells / Normal até o T3/  Av. Noel  Nutells/ Rua 143 / Av. Camapuã / T4.

T4/T5 – SÃO JOSÉ / CEMITÉRIO PARQUE TARUMÃ

Itinerário: Mesmo itinerário da linha 678 até a Av. Efigênio Salles / Av. Darcy Vargas / Av. Djalma Batista / Av. Pedro Teixeira / Estrada da Ponta Negra / Av. do Turismo / Cemitério Parque Tarumã (Embarque/Desembarque)/ Av. do Turismo/ Av. do Aeroporto / Av. Torquato Tapajós / Rua Recife / Av. Efigênio Salles / Normal até o T5.


LINHAS COM ITINERÁRIO ESTENDIDO

122 – SANTO AGOSTINHO / CEASA (Placa: Retorno Bola da SUFRAMA)

Itinerário: Normal até a bola da SUFRAMA (retorno) / Normal até Av. São Jorge / Estrada da Ponta Negra / Av. do Turismo / Cemitério Parque Tarumã / Retorno / Av. do Turismo / Estrada da Ponta Negra / Normal até o bairro.

114 – SANTO AGOSTINHO / CEM. PQ. TARUMÃ / T1 / CENTRO

Itinerário: Normal até a Av. Cel. Teixeira (Est. Ponta Negra) / Av. Turismo (retorno) / Estrada Ponta Negra / Av. Brasil / Centro.

 118 – SANTO AGOSTINHO / CACHOEIRINHA / T2

Itinerário: Normal até a Estrada da Ponta Negra ( já vindo do T2) / Av. do Turismo /  Cemitério Parque Tarumã / Retorno / Av. do Turismo / Estrada da Ponta Negra / Normal até o bairro.

  450 – T3 / REDENÇÃO / PONTA NEGRA

Itinerário : Normal até Estrada da Ponta Negra / Av. do Turismo  / Cemitério Parque Tarumã / Retorno / Av. do Turismo / Estrada da Ponta Negra / Normal.

 500 – IGARAPÉ DO PASSARINHO / CENTRO / T1

Itinerário: Normal até Av. Torquato Tapajós / Av. do Turismo / Cemitério Parque Tarumã / Estrada da Ponta Negra / Av. Pedro Teixeira / Av. Constantino Nery / Av. Torquato Tapajós / Normal para o bairro.

 121 – VILA MARINHO / PARQUE TARUMÃ

Itinerário : Normal até Estrada da Ponta Negra / Av. do Turismo / Cemitério Parque Tarumã / Retorno / Av. do Turismo / Estrada da Ponta Negra / Normal até o bairro.

542 – OURO VERDE / PONTA NEGRA / CEMITÉRIO / T2

Itinerário: Normal até Estrada da Ponta Negra / Av. do Turismo / Cemitério Parque Tarumã / Retorno / Av. do Turismo / Estrada da Ponta Negra / Normal.

 678 – T4 / JORGE TEIXEIRA / CEMITÉRIO PARQUE TARUMÃ

Itinerário: Normal até Estrada da Ponta Negra / Av. do Turismo / Cemitério Parque Tarumã / Retorno / Av. do Turismo / Estrada da Ponta Negra / Normal até o Bairro.


LINHAS NORMAIS

010 – NORTE / SUL

Itinerário: Normal

 012 – BALNEÁRIOS / T1

Itinerário: Normal

126 – SIVAM / AV. BRASIL / CENTRO / T1

Itinerário : Normal

 *Com informações de assessoria

Publicidade
Publicidade