Publicidade
Manaus
QUADRO CLÍNICO

Estado de saúde de adolescente internado com sintomas de raiva é grave, diz FVS

A FVS informou que o quadro do paciente se agravou de ontem para hoje (04). O adolescente está sendo submetido ao protocolo de Milwaukee 04/12/2017 às 10:51 - Atualizado em 04/12/2017 às 11:06
Show fmt
O adolescente está internado na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (Foto: Arquivo AC)
Silane Souza Manaus (AM)

É grave o caso do adolescente Mateus dos Santos da Silva, 14, internado desde o último sábado (02), na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), com sintomas de raiva humana. O menino é irmão do adolescente de 17 anos que faleceu no dia 16 de novembro e da menina de 10 anos que foi a óbito no dia 02 deste mês, que tiveram diagnóstico confirmado da doença viral.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Bernardino Albuquerque, o quadro do paciente se agravou de ontem para hoje, mas mesmo assim, se tem esperança que o quadro seja revertido, uma vez que o adolescente está sendo submetido ao protocolo de Milwaukee, indicado pelo Ministério da Saúde, com uso dos medicamentos Biopterina e Amantadina.

“É um tratamento ainda não consolidado, é experimental, mas com ele se tem realmente uma esperança de recuperação desse paciente, porque até então a letalidade dessa doença era de 100%”, destacou Bernardino Albuquerque.

O tratamento Milwaukee é responsável pelos três únicos casos de cura de raiva humana registrados no mundo.

Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que está aguardando um novo boletim sobre o estado de saúde do adolescente. 

Publicidade
Publicidade