Hemocentro destaca que está 'trabalhando estratégias para aumentar as doações'. Agendamento pode ser feito pela internet
(Foto: Divulgação)
Além de ter que se preocupar com o estoque em nível crítico neste período de pandemia do Covid-19 e com uma queda de 60% na captação de doadores, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam) também convive com a propagação de noticias falsas. Uma delas é que a instituição estaria com seus serviços de urgência hospitalares e transfusões de sangue de rotina afetados, o que não é verdade, esclareceu o Hemoam em nota oficial.
“Apesar do estoque de bolsas de sangue estar crítico desde o início da pandemia do novo coronavírus, os serviços de urgência hospitalares e transfusões de sangue de rotina afetados não foram afetados”, informou a fundação.
O Hemoam destaca que está “trabalhando estratégias para aumentar as doações”. Dentre elas está a parceria com os aplicativos de mobilidade urbana que oferece descontos nas corridas para doadores que forem até a Fundação.
A instituição aproveita a oportunizar para reformar que novos candidatos a doação são bem vindos, e salienta que a doação de sangue é segura, não havendo riscos para a saúde de quem doa.
Normas
O Hemoam também ressalta que está seguindo normas de segurança e informa que intensificou as medidas de higiene visando oferecer um ambiente seguro aos doadores nesse período de pandemia.
A Fundação destaca que disponibilizou mais canais de comunicação para quem quiser doar via agendamento além da forma presencial ou dos fones 3655-0270/0271.
São eles o via site ou ainda pelo WhatsApp 98421-4184. E o doador também pode esclarecer dúvidas via redes sociais da instituição.
Redução
A redução de pelo menos 60% no comparecimento de doadores é a maior causa da atual baixa no estoque.
Mesmo com a redução das atividades nas ruas, a demanda por componentes sanguíneos permanece igual. Só no mês de abril, o Hemoam distribuiu 5.356 hemocomponentes (plaqueta, hemácia, plasma e crioprecipitado). Esse material atendeu 27 unidades de saúde na capital e mais de 43 cidades do interior.
“Nosso estoque nunca esteve tão baixo. Precisamos que as pessoas com boa saúde e disposição para fazer uma doação compareçam à Fundação Hemoam. Muitas vidas dependem desse ato de solidariedade”, enfatizou a chefe do Departamento do Ciclo do Sangue, Socorro Viga.
Saiba como doar
Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.
As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede da Fundação Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, Zona Centro-Sul da capital. A unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, na zona leste está temporariamente fechada em virtude da pandemia.