Publicidade
Manaus
TRANSPORTE

Eleitores esperam de 40 minutos a uma hora para pegar ônibus no 2º turno das eleições

Segundo eles, além da demora das linhas, os coletivos passam lotados e muitos nem param nos pontos, segundo direto o trajeto. A gratuidade dos coletivos dura até as 20h 28/10/2018 às 13:39 - Atualizado em 28/10/2018 às 13:46
Show  nibus dificuldade agora 3c215400 924f 48f9 9a3f 6bade01bde4e
Parte das paradas lotadas foram apontadas no bairro Jorge Teixeira, na Zl da capital (Foto: Winnetou Almeida)
Cecília Siqueira, Izabel Guedes e Geizyara Brandão Manaus (AM)

Paradas de ônibus e terminais ficaram lotadas de eleitores neste domingo (28) de segundo turno das eleições, em Manaus. Entre os usuários do transporte coletivo havia muita reclamação. Segundo eles, além da demora das linhas, os coletivos passam lotados e muitos nem param nos pontos, segundo direto o trajeto. A gratuidade dos coletivos dura até as 20h.

“Os ônibus estão vazios e não param quando fazemos sinal. A parada está lotada. Há mais de meia hora esperando o 467 e os motoristas não param. Falta de respeito com o cidadão”, reclamou a autônoma Deusdete de Souza, 43, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste.

Na avenida Autaz Mirim, bairro São José, também situado na Zona Leste, o retrato da espera não era diferente. Além de aguardar sob sol forte, o aposentado Josenor Lopes, 63, contou que os passageiros ainda tinham que disputar espaço para conseguir entrar nos coletivos.

“Os carros que passam ficam superlotados de tanta gente acumulada nas paradas por causa da demora. Quando o ônibus chega, é um querendo passar por cima do outro, porque ninguém vai querer esperar o próximo, que sabe-se lá em qual hora vai passar de novo”, disse o aposentado, que estava indo votar no bairro Armando Mendes.

Quem precisou usar os ônibus expresso, que passam nas plataformas do BRT da avenida Autaz Mirim, também enfrentou bastante estresse. Conforme o industriário Antônio Castro, que estava com a esposa e dois filhos pequenos. Eles estavam há 40 minutos esperando o 650, com destino ao Terminal 5.

“Nós fomos votar e agora estamos tentando ir para casa. É muito ruim ficar com as crianças esse tempo todo no calor. Tem que sair de casa preparado com garrafas de água e tudo mais. Parece que hoje demora mais ainda”, afirma.

Terminal 4

Filas intensas também foram registradas no Terminal 4, no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste. A dona de casa, Mikaela dos Santos, 22, saiu do bairro Santa Inês, na Zona Norte, para votar no bairro Petrópolis, na Zona Sul da capital. Ela contou que encontrou dificuldades para pegar a linha de ônibus que leva ao terminal. Ao chegar ao local, precisou esperar ainda mais.

“Esperei um tempão para pegar o ônibus e agora estou aqui no terminal. Estou esperando há mais de uma hora e vendo um monte de parado. É um absurdo”, relatou.

O autônomo, Flavio Silva, comentou que ficou esperando no próprio bairro Jorge Teixeira durante um tempo, pois todos os ônibus passavam lotados. No Terminal 4, ela encontrou uma realidade parecida. “Estou indo para a Cidade Nova, mas está complicado. Disseram que era normal, mas acho que não. Pode até ser, mas tem esse monte de ônibus parado aqui. Complicado né?”, questionou.

A situação da demora dos ônibus no Terminal 4 também foi questionada pela estudante Laiz Melo, de 23 anos. “Eles dizem isso toda vez, mas para mim hoje está como um domingo normal. Demora muito e vem lotado. Já estou há duas horas esperando o 652”, completou.

Sinetram e SMTU

Procurado pela reportagem, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou que todas as linhas de transporte coletivo da cidade estão operando normalmente no dia de hoje.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), 1250 ônibus circulam na cidade neste domingo (28) de segundo turno e mais 33 coletivos seriam reforçados para trajetos até a praia da Ponta Negra. De acordo com o superintendente da SMTU, coronel Franclides, no primeiro turno aproximadamente 670 mil usuários usaram pelo transporte público.

Publicidade
Publicidade