Publicidade
Manaus
FENÔMENO

Aos 15 anos, aluno de escola pública da ZL passa no Vestibular da UEA para Medicina

Aluno do 1º ano, ele já havia passado no vestibular no ano passado, aos 14 anos, mas não ficou com a vaga. Neste ano a família vai à Justiça para ele ser matriculado 04/12/2018 às 21:10 - Atualizado em 05/12/2018 às 10:39
Show rodrigotoav 5e8fa909 fac0 4dfd ba84 0ce265aa9cb6
Rodrigo Imagem: montagem com foto de Euzivaldo Queiroz
Paulo André Nunes Manaus (AM)

O estudante Rodrigo Otávio Mesquita Palmela Cardoso é o que se pode chamar de fenômeno deste Vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA): ele foi aprovado para o curso de Medicina da instituição tendo apenas 15 anos e cursando o 1º ano do Ensino Médio.  

Rodrigo estuda na escola estadual Francisca Albuquerque, no Puraquequara, Zona Leste de Manaus, e para ter acesso à vaga, como ainda não concluiu o Ensino Médio, a família do jovem pretende entrar com uma ação na Justiça para fazer a sua matrícula.  

No ano passado, ainda no 9º ano do Ensino Fundamental, aos 14 anos, ele já havia sido classificado para o mesmo curso, mas só não fez sua matrícula porque, pela regra, outro aprovado mais velho deveria ficar com a vaga. “É uma emoção muito grande poder estar aqui entre os aprovados, uma sensação indescritível de reconhecimento de força e orgulho próprio por saber que tudo o que eu estudei valeu à pena. Agradeço aos meus professores da Casa do Reforço, que possui excelentes profissionais que se esforçam o tempo todo para fazer com que os alunos aprendam. Graças a Deus tive a oportunidade de participar. Foram muitas noites sem dormir, muito café e preparo”, disse ele, que fez sua preparação em uma instituição de aulas particulares, a “Casa do Reforço”.

“Fizemos um feito de aprovar um aluno para Medicina e que ainda cursa o 1º ano do Ensino Médio, ou seja, nem terminaram as aulas ainda e ele estudou conosco todo esse ano e foi contemplado com a aprovação após seu esforço de abdicação, que é fator importante para ser aprovado”, comentou o professor Klinger Feitoza, da “Casa do Reforço. “É preciso estudar esses editais, pois aumentam as chances deles serem aprovados”, observou.

 
Foto: Euzivaldo Queiroz

Novos universitários

Rodrigo Otávio é um dos 5.337 aprovados para estudar cursos de graduação da UEA por meio do Vestibular e SIS, incluindo 264 vagas para alunos indígenas e 340 vagas para Pessoa com Deficiência (PcD). Para o Vestibular foram abertas  3.199 vagas, sendo 1.178 para a capital e 1.662 para o interior, além de 138 vagas para indígenas e 221 para PCD. Já o Edital do SIS dispôs de 2.138 vagas, sendo 785 para a capital e 1.108 para o interior, além de 126 para indígenas e 119 para PCD.

A lista online dos aprovados também está disponível, desde 11h, no site da UEA (http://www.uea.edu.br) nos links “Vestibular” e “SIS”.

O resultado dos aprovados foi divulgado em primeira mão de forma tradicional nesta terça-feira (4) pela UEA, em listas impressas na reitoria da universidade, na avenida Djalma Batista, em Manaus.

O Edital de Matrícula para os cursos com início no segundo semestre de 2018 será divulgado no dia 25 de abril de 2019.

Publicidade
Publicidade