Sexta-feira, 26 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
Prédio da Fundação de Medicina Tropical, no Dom Pedro
publicidade
publicidade

Manaus

Estudante de escola pública morre após contrair meningite meningocócica em Manaus

De acordo com a Susam, a jovem de 18 anos estava internada na UTI Fundação de Medicina Tropical (FMT) em estado grave, com quadro sugestivo de meningococcemia


03/12/2014 às 18:17

Mais um estudante morreu nesta quarta-feira (3) após contrair meningite meningocócica - infecção que causa inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) informou que a estudante de 18 anos deu entrada no Pronto-Atendimento da unidade por volta das 12h do dia 28 do último mês e logo depois foi transferida de outra unidade da rede pública de saúde.

De acordo com a Susam, a jovem apresentava estado grave, com quadro sugestivo de meningococcemia. A estudante foi sedada, colocada em ventilação respiratória mecânica e encaminhada para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde o quadro agravou-se e evoluiu para óbito, registrado às 5h desta quarta-feira (3), na Fundação de Medicina Tropical (FMT) Doutor Heitor Vieira Dourado, Zona Centro-Oeste de Manaus.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que “não há nenhum indício de que a estudante tenha contraído a doença na escola”. A jovem cursava o 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Tiradentes, no Petrópolis, Zona Sul. Ainda segundo a Seduc, a direção da escola acionou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), após tomar conhecimento do caso.

publicidade

Laudo epidemiológico

O laudo epidemiológico, divulgado pela Seduc, informa que “a meningite adquirida pela estudante que veio a óbito trata-se de meningite bacteriana (e não viral), cuja bactéria só sobrevive no período máximo de 24h. A direção da escola informou que há exatos sete dias a aluna não comparecia ao estabelecimento de ensino”.

Na segunda-feira (1º), uma equipe epidemiológica da Semsa esteve na escola, onde realizou procedimento de triagem de estudantes e funcionários que tiveram contato direto com a aluna nos últimos dias. Em virtude da morte da estudante, ontem as aulas foram suspensas. As mesmas serão retomadas hoje.

publicidade
publicidade
Repasse da ANS ao SUS atinge recorde de R$ 783 milhões em 2018
GACC-AM inicia venda de ingressos para 20ª feijoada beneficente
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.