Publicidade
Manaus
Manaus

Estudante de escola pública morre após contrair meningite meningocócica em Manaus

De acordo com a Susam, a jovem de 18 anos estava internada na UTI Fundação de Medicina Tropical (FMT) em estado grave, com quadro sugestivo de meningococcemia 03/12/2014 às 18:17
Show 1
Prédio da Fundação de Medicina Tropical, no Dom Pedro
Náferson Cruz Manaus (AM)

Mais um estudante morreu nesta quarta-feira (3) após contrair meningite meningocócica - infecção que causa inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) informou que a estudante de 18 anos deu entrada no Pronto-Atendimento da unidade por volta das 12h do dia 28 do último mês e logo depois foi transferida de outra unidade da rede pública de saúde.

De acordo com a Susam, a jovem apresentava estado grave, com quadro sugestivo de meningococcemia. A estudante foi sedada, colocada em ventilação respiratória mecânica e encaminhada para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde o quadro agravou-se e evoluiu para óbito, registrado às 5h desta quarta-feira (3), na Fundação de Medicina Tropical (FMT) Doutor Heitor Vieira Dourado, Zona Centro-Oeste de Manaus.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que “não há nenhum indício de que a estudante tenha contraído a doença na escola”. A jovem cursava o 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Tiradentes, no Petrópolis, Zona Sul. Ainda segundo a Seduc, a direção da escola acionou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), após tomar conhecimento do caso.

Laudo epidemiológico

O laudo epidemiológico, divulgado pela Seduc, informa que “a meningite adquirida pela estudante que veio a óbito trata-se de meningite bacteriana (e não viral), cuja bactéria só sobrevive no período máximo de 24h. A direção da escola informou que há exatos sete dias a aluna não comparecia ao estabelecimento de ensino”.

Na segunda-feira (1º), uma equipe epidemiológica da Semsa esteve na escola, onde realizou procedimento de triagem de estudantes e funcionários que tiveram contato direto com a aluna nos últimos dias. Em virtude da morte da estudante, ontem as aulas foram suspensas. As mesmas serão retomadas hoje.

Publicidade
Publicidade