Publicidade
Manaus
ENSINO

Estudantes chegam com antecedência para primeiro dia de vestibular da UEA

As provas do vestibular da UEA também serão aplicadas nesta segunda-feira (22). Na terça-feira (23), serão realizadas as provas do SIS 21/10/2018 às 12:11 - Atualizado em 21/10/2018 às 13:32
Show prova agora 70b3b55d b82e 4c1f 9110 557b82c7cc5d
Estudantes afirmaram que estão com uma expectativa positiva para as provas do vestibular (Foto: Euzivaldo Queiroz)
Karol Rocha Manaus (AM)

Uma hora antes da abertura dos portões para o primeiro dia de provas do vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)estudantes já aguardavam ansiosos em pontos de aplicação do exame em Manaus. Como alguns preferiram chegar com antecedência, eles relataram a expectativa de realizarem as provas neste domingo (21). 

A estudante, Ana Carolina, de 17 anos, tem o sonho de cursar Administração e seguir a carreira do pai. Ela faz neste domingo o primeiro vestibular da vida e afirma que se preparou para as provas.

"É a primeira vez que estou fazendo o vestibular e estudei o máximo que consegui. Nesse último ano de escola, sempre sentimos uma pressão dos pais para ingressar na universidade. Escolhi administração por causa do meu pai, que tem uma carreira", explicou.

A técnica em saúde bucal, Tacilane Mendonça, de 30 anos, deseja cursar Odontologia na UEA. "Presto vestibular há alguns anos e escolhi Odontologia, porque já atuo na área e quero, de fato, me tornar uma dentista. Estudei muito pra isso e estou na expectativa", comentou.

Outro estudante, que fez questão de chegar cedo, foi Luiz Nelson de Castro, de 17 anos. "Eu queria Medicina, mas eu sei que é muito concorrido. Como é a primeira vez que faço uma prova de vestibular, vou tentar para Biologia", disse ele.

Recepção

Como forma de incentivar quem prestará o vestibular, os alunos de medicina da Escola de Saúde (ESA-UEA) promoveram uma recepção diferenciada. "Como tempos atrás estávamos na mesma situação e sabemos do quanto esse momento é esperado e ao mesmo tempo tenso, por que não incentivar os vestibulandos? Estamos entregando água, caneta, e conversando com essas pessoas no intuito de traz um pouco de leveza a eles", conta a aluna de medicina do segundo período da instituição, Alice Cortez.

Provas e vagas

As provas do vestibular 2018, acesso 2019, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) serão aplicadas hoje (21) e na segunda-feira (22). Na terça-feira (23), serão realizadas as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS)

Neste ano, 5.337 vagas estão sendo ofertadas pela UEA por meio do Vestibular e SIS, incluindo 264 vagas para alunos indígenas e 340 vagas para Pessoa com Deficiência (PcD).

Para o Vestibular são oferecidas 3.199 vagas, sendo 1.178 vagas para a capital e 1.662 vagas para o interior, além de 138 vagas para indígenas e 221 para PCD. O Edital do SIS dispõe de 2.138 vagas, sendo 785 vagas para a capital e 1.108 para o interior, além de 126 vagas para indígenas e 119 para PCD.

Publicidade
Publicidade