Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
ORGULHO

Estudantes do Amazonas são premiados em concurso internacional de Matemática

Medalhas de prata e bronze foram entregues a 28 alunos que disputaram o Concurso Canguru. Premiação conta com representantes de 75 países



concurso_canguru_02_E27A1364-F2A7-4FE5-B61F-089BA367E57C.jpg Foto: Divulgação
10/05/2019 às 07:00

Vinte e oito alunos da rede pública de ensino do Amazonas foram premiados na edição deste ano do Concurso Canguru de Matemática. Além deles, outros 22 receberam o título de Honra ao Mérito. A disputa internacional é considerada a maior do segmento e atende, anualmente, um total de 6 milhões de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio em 75 países.

Em 2019, as provas foram aplicadas entre os dias 23 e 24 de março e contaram com a participação de mais de 8 mil alunos das escolas estaduais da capital.

No final da competição, 13 alunos receberam medalhas de prata e 15 de bronze. De acordo com o coordenador distrital da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) responsável pela zona central da capital, Adson Cordeiro, além de estimular os estudos, o Concurso Canguru serve como preparação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

“Essa prova [a Saeb] tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro e um dos conteúdos abordados é a Matemática. Então, utilizamos a disputa como um instrumento pedagógico para melhorarmos nossas avaliações externas”, destacou o coordenador geral.

De acordo com Adson, cada escola participante - foram 32, no total - desenvolveu uma estratégia diferente para preparar os seus alunos para a competição. “A Escola Estadual Ruy Araújo criou o projeto ‘Fábrica de Números’, por exemplo”, recordou. “Nós ficamos muito felizes com os resultados e estamos otimistas para o Saeb. O concurso [Canguru] foi somente uma das ações preparatórias para essa prova, em outubro. Muitas outras ainda estão por vir”, prometeu.

Entre os próximos desafios dos estudantes, ele listou as olimpíadas Amazonense e Brasileira de Matemática e a 2ª Feira Amazonense de Matemática. “Todas essas ações receberão atenção das coordenadorias de Educação e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM)”, reforçou o coordenador geral.

Sobre o concurso

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os do 3º ano do Ensino Médio. É a maior competição internacional de Matemática do mundo, com um total de 6 milhões de participantes (todo ano) e realizada em 75 países.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.