Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
HACKATON

Estudantes e empreendedores de Manaus participam de competição global da Nasa

O evento online busca soluções para desafios das principais agências espaciais do planeta, de 2 a 4 de outubro. A capital amazonense será uma das sedes brasileiras.



Nasa_Space_Apps_Challenge__1__743757A8-05B9-44E3-9BDF-A423FD9CC010.jpg
02/10/2020 às 16:09

Promovido todos os anos pela incubadora da NASA (Agência Espacial Americana), o hackathon “International Space Apps Challenge” desafia os participantes a criarem soluções tecnológicas para diversos desafios globais e terá a contribuição de jovens e empreendedores amazonenses, em nova edição virtual. A maratona acontece simultaneamente em mais de 150 países, neste fim de semana, e é organizada localmente pelo Manaus Tech Hub, espaço de inovação aberta do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia.
 
Durante 48 horas os times precisam criar, desenvolver e entregar o protótipo da solução para um dos 22 desafios propostos, mostrando como usaram os dados disponibilizados pelas agências espaciais.
 
Melhorar a vida no planeta, reduzir riscos causados por catástrofes naturais, desigualdades sociais e inclusão são alguns dos elementos organizados em 7 categorias, disponíveis para o desenvolvimento das ideias.
 
“Os participantes são divididos em equipes e trabalham de maneira intensiva para solucionar um problema que pode ser de cunho tecnológico ou sustentável. Os desafios vão desde a entrega de uma peça de arte, até desenvolver uma ferramenta de comunicação interativa para conectar astronautas em Marte com a Terra”, explica o líder local e especialista do MTH, Daniel Goettenauer. Ao apresentam o projeto para os comitês locais, eles têm a chance de serem avaliados pela banca de experts da NASA.
 
Em Manaus serão cerca de 100 participantes das mais diversas áreas: estudantes, tecnólogos, designers, desenvolvedores, empreendedores, entre outros profissionais. A capital faz parte das mais de 20 cidades brasileiras que sediam a competição no país, e se juntaram, através da Comunidade “Space Labs Brazil”, para disponibilizar webinars técnicos e mentorias de especialistas no desenvolvimento dos projetos.
 
O tema desta edição é “Take Action”, uma chamada para ação, propondo que os participantes podem fazer a diferença, mesmo em tempos de distânciamento social e através do conforto e segurança das suas casas. Essa é a segunda edição virtual da maratona. Em maio, o “Space Apps Covid-19 Challenge” lançou desafios específicos relacionados às problemáticas da pandemia.
 
Além do Sebraelab, iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que disponibilizará uma impressora 3D para os participantes locais durante todo o evento, a organização em Manaus também conta com apoio da Fundação Rede Amazônica, através do selo Acelera Amazônia, e apoio institucional do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia.
 
Abertura
 
A abertura nacional do evento será nesta sexta-feira (2), a partir das 17h (horário de Manaus), através da plataforma Discord, em canal específico enviado para os participantes inscritos.

Localmente, o Manaus Tech Hub irá realizar uma transmissão ao vivo para indicar instruções prévias, em seu canal no Youtube, a partir das 16h30. Os interessados podem acessar pelo link http://bit.ly/ManausTechHub-Youtube.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.