Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
30M

Estudantes fazem manifestação contra bloqueio de verbas das universidades no Centro

Objetivo é mostrar que o contingenciamento pode comprometer o funcionamentos das instituições de ensino superior



WhatsApp_Image_2019-05-30_at_16.01.52_E8286D63-2D24-4B0C-8104-60F5A968A6ED.jpeg Fotos: Junio Matos
30/05/2019 às 16:41

Estudantes se reuniram em ato público e cultural em frente à Praça da Saudade, Centro de Manaus durante a tarde desta quinta-feira (30). O evento faz parte da pauta de reivindicações em resposta ao congelamento de R$ 1,7 bilhão em verbas nas universalidades públicas do País, anunciado pelo Governo Federal em abril.

O vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE), João Victor, comenta que o objetivo é chamar atenção do Poder Público e mostrar que a universidade desenvolve um papel fundamental na construção de uma sociedade melhor, sendo que o contingenciamento de verbas pode comprometer o seu funcionamento.



"Nós queremos com esses eventos uma chance de ser ouvidos. A redução impacta diretamente nas salas de aula, e consequentemente, na formação profissional. O corte será de 30% nas universidades federais, e isso afeta, inclusive a organização das universidades", diz.

Luta de Todos

Embora o anúncio de contingenciamento seja referente às instituições públicas, universidades privadas também assumiram a luta. O estudante de Jornalismo Vitor Rocha afirma que esse é o momento de unir forças em busca de uma solução. "Sou aluno de universidade privada. O corte de verbas não me atinge, mas eu estou aqui porque me preocupo com o meu País. Estou fazendo a minha parte", contou.

O estudante de Enfermagem da Universidade Estadual do Amazonas, Hugo Nepumoceno também abraça a causa. “As pessoas nos perguntam por que estamos aqui, já que o corte de gastos não nos atinge. Nós entendemos que a nossa classe estudantil é um movimento que perpassa qualquer barreira institucional de universidade. Se eles atacam uma universidade federal, atacam todos nós”, comenta.

Ciência nas Ruas

Durante o evento, houve ainda a exposição de trabalhos desenvolvidos nas universidades. A ideia é mostrar para a sociedade os resultados do investimento na ciência e na educação.

O estudante de Geografia Lucas Campelo participa do projeto Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ele estava na manifestação, e revela que o contingenciamento traz efeitos negativos na educação, e consequentemente, na sociedade. “A gente sabe que o País tem um déficit, mas bloquear das universidades federais é afetar um sistema de alta importância. Corremos risco de não receber recursos nos próximos meses, e esse recurso é que nos auxilia”.

Para a cientista social Natasha Mille, as manifestações são fundamentais para a construção dos direitos sociais. “Os universitários brasileiros continuam encarando o velho problema que os assombra: os cortes nos investimentos nas universidades públicas federais. As universidades públicas brasileiras são as que mais produzem pesquisas que sustentam o nome brasileiro internacionalmente. Lutar por direitos faz parte do processo social, é histórico”, resume.

Pós-Graduação afetada

Vale lembrar que o contingenciamento gerou, ainda, a suspensão da concessão de novas bolsas de mestrado e doutorado pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes). E por isso, os pós-graduandos também marcaram presença no evento de protesto, como o mestrando em Geografia pela Ufam Cristiano Paiva.

“Queremos reverter os contingenciamentos que vão afetar principalmente os pós-graduandos, estudantes de Mestrado e Doutorado com o corte de bolsas. A partir de meados desse ano, não terão mais bolsas para graduação. Na Ufam, alguns cursos perderam bolsas, e as bolsas são fundamentais para manter os programas”, resume.

Os manifestantes fizeram uma passeata com faixas e cartazes, acompanhados de trio elétrico. Outros eventos como esse devem continuar acontecendo na cidade nos próximos dias, segundo os organizadores do ato.

News whatsapp image 2019 05 27 at 11.54.48 8d32dbdd 4f80 4c51 b627 e3873c2e56de
Repórter
Cientista Social, Escritora e Jornalista. Repórter de A Crítica, apaixonada pela arte de contar histórias.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.