Publicidade
Manaus
Manaus

Estudantes vivem momentos de ansiedade e concentração para o vestibular e SIS da UEA

O sonho de conseguir uma vaga na instituição pública do Estado faz com que eles abdiquem finais de semana e feriados tudo para participar dos viradões, aulas que são realizadas durante o dia todo 06/11/2015 às 09:07
Show 1
Para quem está se preparando para prestar o Vestibular ou SIS, últimos dias antes da prova são de muita expectativa
Silane Souza ---

A uma semana da aplicação das provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2015 e do vestibular 2015, ambos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estudantes lotam os cursos preparatórios de Manaus para revisar os conteúdos. O sonho de conseguir uma vaga na instituição pública do Estado faz com que eles abdiquem finais de semana e feriados tudo para participar dos viradões, aulas que são realizadas durante o dia todo.

O estudante Christian Castro, 17, que se prepara desde fevereiro para o SIS e o Processo Seletivo Contínuo (PSC), pretende fazer direito pela UEA e economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Nesses últimos dias, ele revela que está fazendo revisão dos conteúdos estudados ao longo do ano. “Eu estou confiante, acredito que vou passar no SIS e no PCS e vou fazer os dois cursos porque um é a tarde e o outro a noite”, assegurou.

A advogada Carla Poliana Cruz, 26, busca novos desafios, por isso, está fazendo um curso preparatório, desde agosto, para conseguir uma vaga pelo vestibular da UEA no curso de medicina. “É uma área totalmente diferente da que eu sou formada e exige uma preparação melhor porque é muito concorrida. Estou estudando de domingo a domingo. Mas se eu não conseguir passar nesse ano vou continuar tentando”, declarou.

No Padrão Vestibulares e Concursos, há turmas nos períodos da manhã, tarde e noite, inclusive nos sábados. A proprietária da instituição, Mary Soares Affonso, relatou que nesses últimos dias, que antecedem as provas, os alunos estão fazendo revisão só com questões. “Tem que ter interesse e compromisso tanto do aluno quanto do preparatório”, apontou. Conforme ela, a taxa de aprovação do Padrão gira em torno de 65% a 70%.

De acordo com a UEA, neste ano se inscreveram no vestibular 47.954 candidatos e no SIS 30.401. Totalizando 78.355 inscritos. Para o Vestibular, são oferecidas 2.745 vagas, sendo 1.239 para a capital, 1.380 para o interior e 126 vagas destinadas aos indígenas. Já o edital do SIS, dispõe de 1.860 vagas, sendo 826 para capital e 920 para o interior do Estado, além de 114 vagas destinadas aos indígenas.

Os cartões de identificação do candidato com o local de provas estão disponível no portal da UEA (www.uea.edu.br) nos links vestibular e SIS.

Blog: Matheus Mota, 20, estudante

“Estou tentando há dois anos entrar na universidade pelo Enem. Esse ano revolvi me preparar melhor tanto para o Enem quanto para o vestibular da UEA porque não pretendo entrar numa instituição particular e estou me sentindo mais preparado do que antes para fazer o vestibular da UEA, cujo processo de avaliação é diferente da do Enem. Quero fazer Teatro na UEA. Espero passar”.

Em números

4.605 É o número de vagas disponibilizadas pelos editais do Vestibular e SIS 2015 da UEA. Neste ano, serão oferecidos quatro novos cursos: Tecnologia em Gestão Comercial (Interior), Tecnologia em Agrimensura (Capital), Tecnologia em Biotecnologia (Capital) e Licenciatura em Educação Física Regular.

Revisão de provas anteriores é a dica

Entre as dicas do coordenador do Programa Pré-Calouro da UEA, João Batista Gomes, está: Revisar tópicos que têm reais chances de aparecer na prova. Para isso, convém rever provas anteriores.

Conferir o LOCAL onde vai fazer a prova. Isso é importante para não chegar atrasado. Comparecer ao local das provas munido de: cartão de identificação; caneta esferográfica de corpo transparente, com tinta azul ou preta e original de um dos documentos de identidade (com foto);

Publicidade
Publicidade