Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
VULNERABILIDADE E ADAPTAÇÃO

Estudiosos: Manaus precisa de políticas preparatórias para as mudanças climáticas

Pesquisadores apontam que a cidade e seus habitantes teriam dificuldades de se adaptar ao aumento de até 5ºC na temperatura até o fim do século e alertam o poder público



IMG0017345078.JPG Recorde: setembro de 2015 foi o mês mais quente dos últimos 90 anos em Manaus. (Foto: Aguilar Abecassis - 11/set/2015)
18/04/2017 às 05:00

Preocupado com a falta de políticas públicas adotadas pelos governos estadual e municipal no combate aos efeitos nocivos das mudanças climáticas em Manaus, um grupo de pesquisadores do projeto “Cidades, Vulnerabilidade e Mudanças Climáticas: uma abordagem integrada e interdisciplinar para análise de ações e de capacidade adaptativa”, o  (CiAdapta), apresentou nesta segunda-feira (17) os riscos de vulnerabilidade social a que moradores da capital poderão passar até o fim do século, caso os órgãos envolvidos com as causas ambientais não priorizem políticas nesse sentido. Os pesquisadores apontam que a cidade e seus habitantes teriam dificuldades de se adaptar ao aumento de até 5ºC da temperatura e enfrentariam transtornos.

As preocupações foram expressadas durante o workshop “Mudanças Climáticas e o Processo Decisório em Manaus”, que ocorreu na sala de estudos do Mestrado em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no Setor Norte do Campus Universitário, na Zona Leste de Manaus.



Manaus foi a segunda cidade de um total de seis prevista a receber o evento. Além de reforçar os dados da previsão de variação climática até o fim de século, o workshop apresenta orientações ao poder público e busca conhecer as estratégias governamentais desenvolvidas para amenizar os impactos dessa mudança climática.

O projeto é embasado no Índice de Vulnerabilidade Socioclimático (IVSC), resultado de uma pesquisa do físico e doutor em meteorologia Roger Rodrigues Torres, também atuante no desenvolvimento do CiAdapta. “O índice nos serve como uma ferramenta importante para repensar as políticas da cidade e do planejamento estratégico, tanto do ponto de vista federal quanto local. No caso de Manaus, vemos uma variável de 2 graus Celsius até 5”, disse.

“Por causa disso, Manaus e mais cinco cidades do País, como São Paulo, Curitiba, Natal, Porto Alegre e Vitória se destacam com as maiores variáveis do índice de vulnerabilidade. Estamos agora coletando informações em cada região, características locais para reforçamos esses dados, mas também temos a preocupação social, por isso que convidamos representantes do poder público e demais interessados no tema a participarem do workshop”, completou o pesquisador.

Se nada for feito para diminuir este impacto, Torres afirmou que essa mudança irá ocasionar inúmeros transtornos para diversos setores, tanto em questão do transporte, de moradia e até mesmo de alimentação. “Não saberia por enquanto mensurar como seria esse transtorno, mas as projeções indicam uma grande dificuldade de adaptação. Manaus está inserida no contexto altamente dependente do clima e uma amplitude dessa variabilidade será difícil se adaptar com a mudança”, comentou.

Relatório entregue às autoridades

Conforme a coordenadora do projeto, Gabriela Di Giulio, doutora em Ambiente e Sociedade, com o resultado do workshop será construído um relatório a ser entregue ao poder público que atuará na causa, no qual  serão  apresentados dados, trabalhos realizados para combater o impacto e também sugestões a ser desenvolvido. Para fortalecer as informações de Manaus, o projeto conta com o apoio do sociólogo e cientísta político Tiago Jacaúna, que também é professor da Ufam.

 Gabriela Di Giulio e Roger Torres

Combinação de indicadores

O IVSC  leva em consideração a intensidade populacional, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e as próprias projeções do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), com base nos modelos regionais e globais. Ou seja, é a  combinação numérica de indicadores sociais relevantes e da síntese de projeções climáticas geradas por GCMs (Global Climate Models). 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.