Domingo, 21 de Julho de 2019
RECORDAÇÃO

Ex-alunas do Colégio Auxiliadora fazem festa e comemoram 30 anos de formatura

Mais de 70 pessoas, entre ex-alunas e ex-professores, participaram do evento que aconteceu no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora



agora_cnsa_3_9B780668-C4A0-4524-9157-A5142EDB07B3.JPG As ex-alunas do CNSA participaram de uma programação especial durante três dias. Fotos: Divulgação
17/06/2019 às 14:50

A tecnologia reaproximou a turma de 1989 do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, localizado no Centro de Manaus. Ex-alunas da instituição, que se formaram quando a unidade de ensino recebia apenas mulheres, realizaram no mês passado uma Festa de Celebração de 30 anos de formatura. Algumas vieram de outros Estados e até de países para participarem do evento que gerou muitas recordações e encontros. A programação é oriunda de um grupo de WhastApp, denominado como "Amigas da Infância", que elas mantêm até hoje.

Mais de 70 pessoas, entre ex-alunas e ex-professores, participaram do evento, que foi organizado por uma comissão de formatura, contendo nove ex-alunas. A equipe de organização se reuniu de forma voluntária para que o projeto se concretizasse durante três dias. A programação começou no dia 23 de maio e seguiu até o dia 25, com aula da saudade, missa e almoço tropical. A surpresa da celebração foi a réplica do uniforme de educação física (utilizado pelas participantes no evento).

A ex-aluna Valéria Albano Majuri, de 46 anos, contou que a ideia da festa de 30 anos de formatura surgiu de um "desejo contido e silencioso" do grupo. "Desde que tive acesso às redes sociais, como Facebook e WhatsApp, tomei iniciativa de começar a reunir os contatos e criei um grupo com as ex-alunas. A ideia da celebração, na verdade, era um desejo contido nosso, mas silencioso. Foi quando uma das integrantes do grupo entrou em contato comigo e ofereceu sua residência. Neste momento, nos juntamos e unimos para que essa atividade pudesse sair como planejado", disse.

A idealizadora do evento conta que o grupo marcou a história do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora por conta da realização da festa. “Fomos as precursoras desta iniciativa, porque somos a primeira turma em 90 anos de existência da escola que realizou esse feito inédito. Conseguimos fazer um revival daqueles anos inesquecíveis e trouxemos a lembrança de cada ex-aluna, em cada detalhe preparado”, comentou a administradora e especialista em marketing, Valéria.

Para lembrar ainda mais da época de estudos, um totem com a réplica da farda diária das ex-alunas foi feito e exposto na cantina da unidade de ensino. Alguns dos ex-professores, como Ritta Haikkal, Vania Pimentel, Adelino Costa, Adelton e Carmem Lúcia, participaram do evento. "Nossa. Eles (ex-professores) ficaram emocionados, gratos e expressaram a alegria de estarem compartilhando conosco um pouco daquele tempo mágico. Depois do evento, eles enviaram mensagens de agradecimento, externando toda a gratidão pela consideração que tivemos", comentou.  

De forma saudosa, a ex-aluna afirma que o estudo no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora contribuiu muito para a sua vida. Ela também comemora o fato da tecnologia proporcionar que as amigas de infância conversem até hoje de diferentes partes do mundo.

“O Colégio Auxiliadora era uma das melhores escolas particulares da época. Os pais de classe média alta da sociedade Manauara faziam questão de que suas filhas estudassem nessa escola para que pudessem ter a melhor educação possível. Fomos uma geração privilegiada que desfrutou de uma excelente educação pautada em valores e princípios cristãos, pois só se educavam meninas. Você manter relações de amizade com pessoas da antiga sala de aula, mesmo que não mantenha aquele contato diário, é de uma força inexplicável”, comentou.

Ex-alunas comemoram evento

Morando atualmente em São Paulo, a ex-aluna Neisiane Uchoa Barcelos, de 47 anos, veio da capital paulista para Manaus com objetivo de participar do evento. Ela afirma que mesmo se morasse em Dubai, nos Emirados Árabes, viria para a programação.

“Entrei na alfabetização e conclui o Ensino Médio no Auxiliadora. Há oito anos longe de Manaus, tive a oportunidade de reencontrar minhas amigas, na comemoração de 30 anos de formatura. Foi um momento muito especial, começamos o festejo a partir da programação produzida pela comissão de formatura. A aula de saudade foi muito boa, pois me trouxe lindas recordações”, disse.  

Como Neisiane, a ex-aluna Ana Paula Figueiredo Corado, de 47 anos, veio de outra cidade do Brasil para participar da festa. Ela mora em Sete Lagoas, no interior do Estado de Minas Gerais, desde 2006.

"Este ano fui surpreendida com a ideia de celebração de 30 anos da formatura do colegial. Uma amiga mais próxima me falou sobre isso e me incentivou para participar, uma vez que não tinha programado férias no trabalho para esta época. Morando distante há algum tempo, fiquei entusiasmada, principalmente quando soube das programações. Fiquei mais ainda feliz quando comecei a participar das atividades, superou a minha expectativa", completou Ana Paula, acrescentando que foi muito bom voltar à escola que estudou durante toda a vida.

“Desligada deste cotidiano escolar há muito tempo, eu não esperava sentir as emoções que senti ao vestir a blusa de educação física e no uniforme”, finalizou.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News amanda00 fbdf33e9 57d8 4f3d 9b50 fe9771f08596
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.