Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
‘Somos Todos Balbino’

Amigos se unem para arrecadar dinheiro e fazer casa adaptada de cadeirante

Amigos de Jorge Balbino Moreira da Silva, de 60 anos, decidiram fazer uma vaquinha online para ajudar na construção de uma casa adaptada



amigo_E8916B7C-C1F8-4F3F-AC48-A290495A3F05.JPG Cadeirante Jorge Balbino vive em condições precárias. Foto: Divulgação
16/11/2019 às 13:20

As dificuldades vividas por Jorge Balbino Moreira da Silva, de 60 anos, cadeirante e portador de lesão medular, fizeram com que os amigos dele montassem uma vaquinha online para arrecadar quase R$ 50 mil. Esse montante em dinheiro seria necessário para a construção de uma casa de padrão simples, mas também mais digna e adaptada para a condição física dele.

Atualmente, Balbino mora em uma residência de madeira no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus, com a mãe, uma idosa de 82 anos, e um irmão mais velho. A iniciativa partiu dos próprios amigos dele que se intitularam “Somos Todos Balbino”. Desde o ano passado, o grupo tem promovido várias ações solidárias como bazares, feijoadas e brechós para arrecadar a verba.



“Nós nos formamos juntos (no Senac Amazonas) e após tantos anos, nos reencontramos e percebemos a sua realidade e decidimos nos mobilizar. Ele vive em uma situação precária, a casa dele está quase desabando. Ele precisa de uma casa que o acomode bem, principalmente, por conta da questão da acessibilidade”, disse um de seus amigos, o autônomo Mário Jorge Vicente, de 59 anos.

A casa, que futuramente será construída, terá dois quartos, uma sala de estar e copa conjugadas, um quarto com banheiro adaptado às necessidades de cadeirante e um banheiro social. Segundo Vicente, com as ações do grupo já foi possível levantar R$ 11 mil, agora a meta é chamar a atenção da sociedade para que também ajude na arrecadação.

“Agora, fizemos uma vaquinha online com o intuito de chegar a meta para, enfim, ser possível a construção da casa”, declarou o amigo de Jorge Balbino .

Outra integrante do grupo de colegas é a autônoma Maria do Rosário Fonseca, de 58 anos, que fez questão de dizer que todos têm um carinho enorme pelo amigo que necessita de ajuda. “Ele era esportista, um menino cheio de vida e depois de alguns anos sofreu com as complicações de saúde. Hoje, ele está em uma cadeira de rodas e vive em uma casa que não tem condições. Quando a gente vai visitar ele, saímos de lá chorando porque é desumano. A gente quer que ele viva dignamente”, afirmou.

O grupo de amigos, que estudaram juntos na década de 70 no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), se reencontraram há dois anos com o auxílio das redes sociais. Jorge Balbino revelou que foi “adotado” pelos amigos após tantos anos.

“Eu fiquei muito surpreendido com a iniciativa porque nós não nos víamos há muito tempo, eles se depararam com a minha realidade e eles tomaram a decisão de fazer o projeto. Foi uma surpresa para mim. É um grupo muito solidário, fui adotado por eles e são muito participativos na minha vida, me mandam mensagens motivacionais. É uma coisa de Deus”, afirmou ele.

Balbino disse que precisa de uma casa adaptada às suas condições de locomoção. Hoje, ele é totalmente dependente da própria mãe, uma idosa de 82 anos.

“Com a casa adaptada, eu deixaria de fazer as minhas refeições na cama. Hoje, a minha cama é meu mundo, isso é um trabalho a mais para minha mãe. A casa me daria mais liberdade, a porta do banheiro, por exemplo, precisaria ser mais larga para que consiga manobrar a cadeira de rodas”, explicou.

E a contribuição pode ser feita em qualquer quantia pelo link: www.vakinha.com.br/vaquinha/somos-todos-balbino.

Outra ação

No dia 6 de dezembro, está marcado mais um bazar solidário do projeto “Somos Todos Balbino”, a partir das 8h, na quadra poliesportiva do bairro da Glória, Zona Oeste de Manaus.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.