Publicidade
Manaus
Meio ambiente

Daiane dos Santos visita escolas de Manaus para projeto de educação ambiental

Durante as apresentações, as crianças aprendem os benefícios do uso consciente da água e da energia elétrica, a importância de se preservar o Meio Ambiente e os perigos de realizar queimadas 26/08/2016 às 17:20 - Atualizado em 28/08/2016 às 17:37
Show capturar
Daiane visitou duas escolas municipais nesta sexta-feira: a Sagrado Coração de Jesus, no Centro, e a escola Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Presidente Vargas, Zona Sul (Foto: Euzivaldo Queiroz)
Luana Carvalho Manaus (AM)

A ex-ginasta Daiane dos Santos, campeã mundial de ginástica artística, está em Manaus e visitou pelos menos três escolas públicas da capital e região rural desde a última quinta-feira (25). Embaixadora do projeto Furnas Educa, ela visitou duas escolas municipais nesta sexta-feira (26), a Sagrado Coração de Jesus, no Centro, e a escola Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Presidente Vargas, Zona Sul. Na quinta-feira (25), ela esteve na Escola Municipal São Francisco, na Costa do Tabocal, na margem esquerda do rio Amazonas. 

Daiane, que visitou Manaus em 2014, contou que desta vez pôde conhecer um pouco mais sobre a região e, principalmente, a culinária local. “Já tinha vindo em Manaus, mas nunca tinha conhecido melhor a cidade. Hoje pude conhecer um pouco mais, conhecer um pouco da região do rio negro, rio Amazonas, fiquei muito feliz. Comi Jaraqui e hoje vou comer de novo”, brincou a atleta. 

Desenvolver o projeto de educação ambiental com as crianças é, para ela, gratificante. “A gente sabe que a Amazônia é o pulmão do mundo, a gente tem uma parte aqui no Brasil e a gente precisa divulgar esse tema que é tão importante, a questão da conscientização ambiental, o que nós podemos fazer pra melhorar a qualidade do mundo”. 

Ela também falou sobre a vida pessoal e disse que, desde que se aposentou, têm se dedicado para à projetos sociais que envolvam o esporte. “Estou usando o esporte como ferramenta educacional. Tenho um projeto em São Paulo chamada ‘Brasileirinho’, que a gente trabalha com ginástica artística, não com o intuito de alto rendimento, mas usando como uma ferramenta educacional”.

Atividade

Nesta sexta-feira, alunos do maternal ao 5º ano do ensino fundamental  mostraram que estão por dentro do tema. Além de interagirem com a equipe do projeto, também fizeram brincadeiras e aprenderam sobre o uso consciente da água e energia elétrica. “O Furnas Educa vem trazer isso aos pequenos de uma forma recreativa, onde a gente possa ensinar pra eles brincando. Apesar de serem tão pequenos, podem ajudar a cuidar melhor do nosso planeta. A gente pode sim vencer o desmatamento, as queimadas e a poluição que está tão grande, e manter o planeta cada vez melhor”, complementou. 

A gestora da escola, Regiane Chaves, ficou feliz com a ilustre visita. “Foi uma honra, não só para as crianças, mas para toda a comunidade. Todos participaram e ficaram encantadas com a maneira lúdica de falar sobre o tema, que vem sendo tão abordado, principalmente dentro da escola”. 

Saiba mais

Durante as apresentações, as crianças aprendem os benefícios do uso consciente da água e da energia elétrica, a importância de se preservar o Meio Ambiente e os perigos de realizar queimadas sob torres e linhas de transmissão, além das formas de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti. As mensagens são transmitidas de forma lúdica, através de jogos, recreações, cartilhas e vídeos de animação, contando com total participação do público.
 
Desde o dia 11 de agosto, o Furnas Educa já foi apresentado para mais de 4 mil crianças do Amazonas. A estimativa é beneficiar no estado cerca de 5.500 crianças, entre 5 e 10 anos, fazendo com que elas se divirtam e aprendam com a iniciativa.


 

Publicidade
Publicidade