Publicidade
Manaus
Manaus

Exame supletivo fornecido diariamente pela Seduc ajuda na regularização de estudantes

Uma vez realizados os exames, caso o candidato obtenha o índice necessário para aprovação, os certificados de conclusão do ensino são emitidos em um prazo de até 20 dias 29/01/2016 às 10:53
Show 1
Mediante agendamento e voltado para população adulta, o sistema de ‘Provão Eletrônico’ da Seduc recebe aproximadamente 240 pessoas por dia, segundo a pasta
Hellen Miranda Manaus (AM)

O público que deseja regularizar os estudos tem nova chance para obter a certificação de conclusão nos ensinos fundamental ou médio, por meio do serviço de exame supletivo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Oferecido diariamente e, de graça, o sistema do “Provão Eletrônico” atende aproximadamente 240 pessoas por dia.

O serviço, que faz parte do Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), atende com agendamento prévio, tendo alguns critérios para a realização do exame. “Estão habilitados para obter a certificação de conclusão no ensino fundamental os candidatos com a idade mínima de 15 anos. E para os que desejam certificação de ensino médio, é exigido ter, no mínimo, 18 anos”, explica o gerente de Atendimento Educacional a Diversidade da Seduc, Nilton Teixeira.

Em 50 minutos, o candidato terá que responder 20 questões objetivas da avaliação, sendo necessário o índice de aprovação de 50% para obter o certificado.

De acordo com o gerente, o exame de supletivo é uma opção prática para quem precisa da certificação para ingressar no mercado de trabalho ou no ensino superior. “A busca pelo exame é feita, principalmente, porque o mercado ficou mais exigente”, destaca Nilton Teixeira.

Oportunidades

Sem ter concluído os estudos do ensino médio, Brenda Souza, 20, precisou ir em busca do certificado para conseguir um emprego. “Não pude concluir o ensino médio no período regular por motivos pessoais. Agora estou na busca por um emprego com mais estabilidade e a maioria das empresas exige qualificação em ensino médio. Com o supletivo tenho a oportunidade de obter meu certificado e garantir uma vaga no mercado de trabalho”, afirmou a jovem, que realizou na prova semana passada.

Assim como ela, Felipe Muniz, 19, foi à procura da regularização dos estudos a partir da solicitação da empresa na qual trabalha. “Tive necessidade de obter a certificação por uma exigência da empresa. Acredito que os benefícios serão não somente para o momento, mas também para o futuro”, contou.

Como participar

Para realizar o exame supletivo, os interessados devem se cadastrar no site da Seduc: www.educacao.am.gov.br. Após o cadastro, é possível fazer o pré-agendamento das provas, sendo permitida ainda a opção de agendamento por disciplinas, em dias diferentes.

Após o pré-agendamento, o interessado deverá comparecer à Gerência de Atendimento Educacional à Diversidade da Seduc, localizada na avenida Waldomiro Lustosa, nº 250, bairro Japiim 2, Zona Sul, munido de documentação, comprovante de residência e confirmar o agendamento das provas.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e de 13h30 às 17h. Uma vez realizados os exames, caso o candidato obtenha o índice necessário para aprovação, os certificados de conclusão do ensino são emitidos em um prazo de até 20 dias.

Publicidade
Publicidade