Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
tuberculose1_1DEC8A27-BCFB-4A07-8D65-707F89C0D7C0.JPG
publicidade
publicidade

TUBERCULOSE

Exposição, caminhada e conscientização marcam Semana de Combate à Tuberculose

Ações contra a doença são intensificadas. O Amazonas registrou 470 casos novos até fevereiro deste ano, contra 516 casos no mesmo período de 2018, uma redução de 8%


20/03/2019 às 14:13

A Campanha de Luta Contra a Tuberculose, que nesta semana intensifica suas ações, tem programação especial em alusão ao dia mundial de luta contra a doença, que ocorre no próximo domingo (24). As agendas estadual e municipal concentram suas ações de forma a buscar a conscientização por parte das pessoas e na atuação prática de atendimento.

A programação iniciou na última segunda-feira, dia 18, num momento religioso na Igreja São Sebastião, no Centro, com a presença de representantes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Municipal de Saúde (Semsa-Manaus) e Comitê Estadual de Tuberculose. No dia seguinte começou a Exposição de Tuberculose (EXPOTB) na Escola de Tempo Integral Marcoantônio Vilaça, na avenida Max Teixeira, 1.950, Cidade Nova, Zona Norte, uma atividade coordenada pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT) da FVS e realizada em parceria com a Seduc, por meio do Programa Saúde na Escola. 

Para alertar a população, a FVS, Comitê Estadual de Tuberculose e outros parceiros realizam na próxima sexta, às 7h30, a 2ª caminhada temática “Amazonas livre da Tuberculose - Abrace essa Causa”, com concentração na praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), e encerramento no Largo São Sebastião, com exposição e rodas de conversas, inclusive sobre IST/Aids. 

Município

A Prefeitura Municipal garantiu intensificação no combate à tuberculose desde a última segunda-feira com ações desenvolvidas na rotina de serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e que prosseguirão até o dia 29 deste mês e junto com o Comitê Estadual de Controle da Tuberculose do Amazonas.

De acordo com a Semsa, as  ações da campanha vão envolver atividades de comunicação, mobilização social e educação em saúde, assim como a busca ativa de pacientes com sintomas de tuberculose, em especial a tosse por três semanas ou mais. 

As equipes da Semsa também estarão atuando, entre os dias 25 e 29, nos terminais de ônibus, com ações de educação em saúde, distribuição de folders e oferta de teste de escarro.

Segundo dados da Semsa, em 2018 um total de 12.301 pessoas foram acessadas em 483 atividades, realizadas por 122 unidades municipais de saúde, resultando na detecção de 33 casos novos de tuberculose, entre 805 suspeitos identificados e examinados.

Doença de transmissão via aérea

Doença infecciosa e transmissível,  a tuberculose  afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas do corpo humano. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, sendo de transmissão aérea, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir: as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse, e recomenda-se que todo sintomático respiratório - pessoa com tosse por três semanas ou mais - seja examinado. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

Registros

O Amazonas registrou 470 casos novos até fevereiro deste ano, contra 516 casos no mesmo período de 2018, uma redução de 8%. Manaus é responsável por 73% dos casos registrados no Estado. Nos primeiros dois meses do ano, a capital amazonense registrou 351 casos novos.

publicidade
publicidade
Crianças vacinadas contra H1N1 no Amazonas precisam tomar a 2ª dose
Conselho Regional de Medicina divulga ranking das doenças mais comuns no AM
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.