Domingo, 17 de Novembro de 2019
Responsabilidade Social

Em ação social, Faculdade Martha Falcão atende mais de 100 pessoas

Em parceria com a comunidade acadêmica e órgãos institucionais, diversas ações voluntárias voltadas a qualidade de vida da comunidade foram realizadas na manhã deste sábado (28)



faculdademarthafalcao1_70B5BF0E-9D1C-4F34-8B07-13138356DA83.jpg Expectativa da instituição é atender cerca de duas mil pessoas na Mostra de Responsabilidade Social / Fotos: Divulgação/FMF
28/09/2019 às 11:56

A manhã deste sábado foi diferente para muitas pessoas que procuraram a Faculdade Martha Falcão/Wyden, localizada na rua Natal,  Adrianópolis, Zona Sul da capital. Cerca de 100 pessoas, entre estudantes e a comunidade,  tiveram acesso gratuito e de forma simplificada a serviços como corte de cabelo, 2ª via da carteira de identidade, cadastro de vagas de emprego, entrada em seguro desemprego e atendimento jurídico, entre outros. Tudo oferecido pela comunidade acadêmica em parceria com órgãos institucionais dentro da Mostra de Responsabilidade Social 2019.

O serviços são ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Secretaria de Estado Segurança Pública (SSP) e Serviço Nacional de Empregos (Sine), e a maioria deles está sendo oferecida até o meio-dia de hoje (ver tabela de programação abaixo). Na próxima  terça-feira (1º), haverá a coleta de doação de sangue para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Homoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), entre a comunidade acadêmica, de 8h às 20h.



Certificada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a Faculdade Martha Falcão/Wyden participa do evento há 13 anos, em exemplo que deveria ser seguido por outras instituições, sejam elas de ensino superior ou não. É o que destacou o casal de jornaleiros Manu Bastos e Fátima Mascarenhas, ambos com  61 anos de idade e que vieram da Praça 14 de Janeiro, na Zona Sul, até a universidade para ter acesso a serviços como aferição da pressão e corte de cabelos. Antes, eles saborearam um gostoso café da manhã com direito a pães, frutas e sucos, entre outras delícias ofertado pelos acadêmicos de diversos cursos – também houve sorteio de brindes e doação de kits de higiene pessoal a idosos da Casa do Idoso São Vicente de Paulo.


Idosos da Fundação Dr. Thomas também foram beneficiados na ação deste sábado / Foto: Divulgação/FMF 

“Nós viemos à Faculdade Martha Falcão após ler a notícia na imprensa.  Gostamos muito da organização, é tudo muito interessante e passamos a vir todos os anos, sempre prestigiando porque acho importantíssimo lembrar de pessoas como nós, idosos, que já vivemos tantas coisas. A faculdade está de parabéns por todos os anos realizar esse evento e outros locais deveriam fazer ações como essa, como escolas, Governo e Município, além de que todas as instituições deveriam pensar mais nisso”. O serviço público e os abrigos são muito carentes de serviços como esse”, contou dona Fátima, ao lado do amado, que era só sorrisos antes de cortar o cabelo pra ficar ainda mais charmoso para a esposa.


Fátima Mascarenhas não perdeu tempo e foi media a sua glicemia / Foto: Divulgação/FMF

“Hoje vai ser o corte do cabelo, e como sou doador do (Fundação) Hemoam, quando há esses serviços de ‘tirar’ glicemia eu já aproveito e faço lá. Para mim, uma ação como essa é tudo, quanto para pessoas da nossa idade quanto para os mais jovens presentes, para que as pessoas passem a ter carinho e amor, respeito e reconhecimento", diz Manu Bastos.

Segundo o diretor-geral da Faculdade Martha Falcão, Luiz Patrício Barbosa Júnior, a Mostra já é realizada desde 2014, proporcionando esse momento de interação não só com crianças, mas também para idosos. “Esse evento também agrega crianças e adolescentes com dificuldades financeiras que vivem em abrigos e também idosos. A importância dessa ação é mostrar  que a sociedade como um todo não tem que viver somente a parte econômica, mas também aqueles que são menos providos de recursos financeiros para que eles possam ser integrados, e que a gente possa construir e ensinar a juventude a construir um mundo melhor”, explica ele. O diretor também destaca que a Faculdade Martha Falcão está deixando um legado para a coletividade organizando ações como a Mostra de Responsabilidade Social.  “Com certeza, e não só na parte de formação profissional, mas também naquela preocupação com o social, com o coletivo. Ou seja, cada um tem que dar, também, a sua contribuição para termos um mundo melhor”, sintetiza .

Confira a programação

28/09

8h às 12h – Corte de Cabelo (masculino e feminino)

8h às 12h – Aferição de pressão arterial, orientação nutricional, medição de glicemia

8h às 12h – Oficina de bijouteria com resíduos têxteis

8h às 12h – Oficina de luminária com resíduo de papelão

8h às 11h - Atendimento jurídico gratuito (cível, penal, tributário, trabalhista, consumidor e família)

8h às 12h – 2ª Via da Carteira de Trabalho e do RG

8h às 12h – Cadastro de Vagas no Sine

9h às 11h – Café da manhã e doação de Kits de higiene aos idosos da Fundação Dr. Thomas e Lar São Vicente de Paulo

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.