Publicidade
Manaus
TRÂNSITO

‘Faixa Azul’ voltará a ser exclusiva e com multas para motoristas que desobedecerem

Retorno da faixa exclusiva do transporte coletivo vai ser anunciado pela Prefeitura de Manaus 14/11/2018 às 01:42 - Atualizado em 14/11/2018 às 09:30
Show faixa azul 35323440 289c 49c6 9160 ca7df757aa88
Circulação nas faixas da C. Nery, T. Tapajós e M. Ypiranga Monteiro foi suspensa em março (Foto: Euzivaldo Queiroz)
Silane Souza Manaus (AM)

O motorista de Manaus deve ficar atento. A partir desta quarta-feira (14), a prefeitura dará início à orientação sobre o retorno da faixa exclusiva para transporte coletivo (a Faixa Azul) nas avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós e Mario Ypiranga Monteiro (antiga Recife). As faixas dessas vias estavam liberadas para todos os veículos desde março deste ano, por conta de obras executadas na avenida Djalma Batista.

Os detalhes de funcionamento da faixa exclusiva e o período de adaptação aos condutores serão divulgados hoje, durante coletiva de imprensa no estacionamento da Arena Amadeu Teixeira, com os representantes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

De acordo com o Manaustrans, o condutor que circular na faixa exclusiva fora dos horários e dias permitidos comete infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Esta é a segunda vez que o retorno das fiscalizações na Faixa Azul na Constantino Nery, Torquato Tapajós e Mário Ypiranga Monteiro é anunciado desde o início das obras de substituição da rede de drenagem da Djalma Batista. 

A primeira aconteceu em meados de agosto deste ano, quando as obras na avenida foram concluídas. Na ocasião, a prefeitura informou que depois do dia 24 daquele mês iniciaria a cobrança pelas regras da faixa exclusiva para transporte coletivo, mas voltou atrás da decisão uma semana antes de colocá-la em prática. 

Também foi informado que, quando as fiscalizações fossem retomadas, o motorista contaria com uma novidade. Entre 23h e 3h da manhã em dias de semana e nos fins de semana, e após o meio dia dos sábados, as faixas exclusivas poderiam ser utilizadas pelos veículos de passeio, inclusive nos domingos e feriados. 

Segundo o Manaustrans, a nova regra limitaria a circulação no corredor exclusivo de segunda a sexta, no horário das 4h às 22h; e sábado, de 4h até o meio-dia, para os ônibus e veículos autorizados (táxis, veículos de transporte especial de fretamento, veículos de transporte escolar, guinchos em efetivo serviço de remoção, veículos de tropa e de equipamentos bélicos das Forças Armadas e veículos de polícia, salvamento e fiscalização de trânsito).

O Portal A Crítica questionou o Manaustrans e a SMTU sobre a fiscalização na Faixa Azul da Max Teixeira e Noel Nutels, suspensa desde setembro de 2016, mas não obteve retorno. Também não houve resposta a respeito da faixa da Umberto Calderaro.

Publicidade
Publicidade